Entretenimento

Casamentos LGBT crescem 20% no Brasil e batem recorde, diz IBGE

LGBT Gays mixvale
Criação www.mixvale.com.br

O Brasil testemunhou um aumento impressionante de 20% nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2022, comparado ao ano anterior, revelam dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este crescimento é significativamente superior ao observado entre casamentos de pessoas de sexos opostos, que apresentou uma elevação de apenas 4% no mesmo período. A análise destaca apenas os registros civis, deixando as uniões estáveis fora da contagem.

Em um ano marcado por avanços na inclusão, foram realizados 11 mil casamentos homoafetivos, o maior número desde a histórica decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2013, que assegurou o direito ao casamento civil para a comunidade LGBTQIA+. Estes representaram 1,1% do total de casamentos formalizados em 2022.

Os números revelam um crescimento em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Norte, que registrou o maior aumento percentual (32,8%), seguido de perto pelo Sudeste (23,9%) e Sul (19,5%). Entre os casamentos homoafetivos, aqueles realizados por mulheres lideram as estatísticas, constituindo 60% do total.

No geral, o país viu um acréscimo de 4% no total de casamentos, somando 970.041 registros em 2022, ainda abaixo da média anual de 1 milhão observada entre 2015 e 2019, antes da pandemia. Este incremento sugere uma retomada gradual das formalizações de união pós-Covid-19.

Por outro lado, os divórcios também seguiram em ascensão, com um salto de 8,6% em 2022, totalizando 420 mil separações. A pesquisa detalha ainda uma tendência à redução do tempo médio entre casamento e divórcio, além de mudanças significativas nas decisões sobre a guarda dos filhos, evidenciando uma preferência crescente pela guarda compartilhada.

Este cenário reflete as transformações sociais e culturais do Brasil, ressaltando a importância da igualdade de direitos civis e a crescente aceitação das diversas formas de amor e constituição familiar.

To Top