X

Casos de dengue ultrapassam 2,3 Milhões com 831 vítimas fatais no Brasil

© shammiknr/Pixabay

Em um alarmante relatório divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (27), o Brasil registra uma dramática escalada no número de casos de dengue, atingindo mais de 2,3 milhões de casos prováveis e 831 mortes confirmadas pela doença até o momento em 2024. Os dados, que refletem a situação até o último sábado (24), evidenciam uma preocupante situação de saúde pública que se espalha por diversas regiões do país.

O Distrito Federal desponta com a maior taxa de incidência, demonstrando a gravidade do surto em áreas urbanas densamente povoadas. Logo em seguida, estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás também apresentam altos índices de casos, sinalizando uma dispersão geográfica ampla do vetor da doença.

Relacionadas

O governo federal, por meio de seus técnicos de saúde, tem emitido alertas sobre os riscos associados à automedicação frente aos sintomas da dengue. A orientação é enfática sobre a necessidade de buscar atendimento médico imediato diante dos primeiros sinais, tais como febre alta e dores no corpo, para evitar complicações que possam levar a quadros fatais.

Este surto reacende o debate sobre estratégias eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e sobre a importância da conscientização pública para a eliminação de criadouros potenciais. A situação demanda uma resposta rápida e coordenada das autoridades de saúde pública, juntamente com a mobilização da população, para frear a progressão da doença.