Benefícios

Inteligência artificial para avaliar cadastros e combater fraudes no Bolsa Família

Saque Bolsa Familia
Tatiane Silva/Shutterstock.com

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou uma medida inovadora para otimizar a gestão do Bolsa Família: a implementação de ferramentas de inteligência artificial (IA) na revisão dos cadastros dos beneficiários. Esta estratégia visa identificar e excluir inscritos que não preencham os requisitos necessários para participar do programa. A iniciativa faz parte do plano anual da rede de fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico), revelado na última semana.

Wellington Dias, à frente do ministério, destacou que aproximadamente 2% das 21 milhões de famílias atualmente beneficiadas não cumprem os critérios estabelecidos para receber o auxílio. A inserção da IA na fiscalização dos cadastrados promete aumentar a eficácia do programa, assegurando que somente quem realmente necessita do suporte financeiro seja beneficiado.

Este movimento é uma extensão dos esforços contínuos do ministério em detectar irregularidades através de análises de movimentações atípicas e falhas cadastrais, intensificando o combate a fraudes. A expectativa é que, com o apoio da tecnologia de inteligência artificial, desenvolvida por uma unidade de pesquisa estratégica com o suporte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a eficiência do Bolsa Família alcance 100%.

O cronograma detalhado para a implementação da ferramenta de IA ainda está sendo elaborado, pois depende da complexidade do desenvolvimento tecnológico envolvido. Este esforço faz parte de uma iniciativa maior iniciada em 2023, com o objetivo de revisar e aprimorar a eficácia do programa.

As diretrizes para o uso da IA no Bolsa Família abrangem várias áreas, incluindo a melhoria da qualidade das bases de dados, a integração entre os ministérios responsáveis e a implementação de novas tecnologias para fortalecer a rede de fiscalização do programa.

Para ser elegível ao Bolsa Família, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico, com informações atualizadas nos últimos dois anos, e possuir uma renda familiar per capita de até R$ 218 mensais. Além do critério de renda, os beneficiários devem cumprir requisitos nas áreas de saúde e educação, como acompanhamento pré-natal para gestantes, adesão ao calendário nacional de vacinação e manutenção da frequência escolar mínima para crianças e adolescentes.

To Top