Benefícios

Vale-Gás: alívio financeiro para milhões de brasileiros em abril

Auxilio-Gas Vale-Gas
NorGal/Istockphoto.com

Com o objetivo de oferecer um respiro financeiro às famílias brasileiras de baixa renda, o programa Vale-Gás vem se consolidando como um auxílio fundamental na compra do botijão de gás. Iniciado em 2020 sob a gestão do governo Bolsonaro, essa iniciativa visa minorar os impactos dos custos do gás de cozinha no orçamento das famílias mais vulneráveis.

Eligibilidade ao Vale-Gás: Abril Traz Novidades

Em abril, milhões de brasileiros que se enquadram nos critérios de renda per capita mensal de até R$ 706,00 ou que possuem membros beneficiários do BPC, além de famílias vítimas de violência doméstica e aquelas com maior número de membros, terão direito ao benefício. Essa inclusão visa ampliar o escopo de assistência às famílias que necessitam de apoio adicional.

Cronograma de Pagamentos: O Que Você Precisa Saber

Os beneficiários do Vale-Gás podem esperar o próximo pagamento já em abril, seguindo o esquema bimestral do programa. O valor do benefício, fixado em R$ 102 no início de 2024, é calculado com base no preço médio do botijão de 13 kg, buscando cobrir uma parte significativa do custo para as famílias elegíveis.

Antecipação e Assistência Ampliada

Algumas regiões do país, afetadas por situações de emergência, receberão os pagamentos do Bolsa Família e, consequentemente, do Vale-Gás de forma antecipada, uma medida de alívio imediato para as famílias em situação de vulnerabilidade amplificada por desastres naturais.

Datas Importantes do Calendário do Vale-Gás

Os pagamentos em abril serão realizados conforme o último dígito do NIS do beneficiário, começando em 17 de abril para aqueles com NIS finalizando em 1, e prosseguindo até 30 de abril para os com NIS final em 0. Essa estratégia de distribuição objetiva organizar e agilizar o acesso ao benefício.

Qual o calendário do auxílio-gás?

  • Final do NIS 1: 17/04
  • Final do NIS 2: 18/04
  • Final do NIS 3: 19/04
  • Final do NIS 4: 22/04
  • Final do NIS 5: 23/04
  • Final do NIS 6: 24/04
  • Final do NIS 7: 25/04
  • Final do NIS 8: 26/04
  • Final do NIS 9: 29/04
  • Final do NIS 0: 30/04

Consultas e Informações

Para dúvidas e consultas sobre o Vale-Gás, os beneficiários podem utilizar o aplicativo do Bolsa Família, Caixa Tem, Portal Cidadão Caixa, ou entrar em contato diretamente através dos números de atendimento disponibilizados pelo governo.

Palavras-chave: Vale-Gás, Benefício Social, Assistência Financeira, Botijão de Gás, Bolsa Família, Calendário de Pagamentos, Elegibilidade, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

To Top