Brasil

Calor e chuvas marcam o feriado em diversas regiões do Brasil

verao calor temperatura previsao clima tempo
© Paulo Pinto/Agência Brasil

À medida que o feriado prolongado de Páscoa de 2024 se aproxima, brasileiros de todas as regiões do país se preparam para dias que prometem alternar entre calor, sol e chuvas, de acordo com as previsões meteorológicas. De norte a sul, o clima varia, impactando diretamente nos planos de viagens, celebrações e atividades ao ar livre.

No Sul do país, a sexta-feira, 29 de março, inicia com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva com raios, especialmente à tarde e à noite. Um aumento nas condições para chuva é esperado devido à intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no litoral gaúcho. Apesar disso, o sol deve se fazer presente no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, bem como no norte e noroeste do Paraná. O fim de semana segue com sol predominante, mas com expectativa de uma frente fria trazendo chuvas no domingo de Páscoa para algumas regiões.

A Região Sudeste enfrentará um clima úmido e quente, com alta probabilidade de pancadas de chuva ao longo do feriado. Apesar da previsão de sol e calor, o risco de chuvas moderadas a fortes se mantém, especialmente no Espírito Santo e partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro, alertando para a possibilidade de chuvas intensas no domingo de Páscoa.

O Centro-Oeste brasileiro permanecerá sob a influência de ar quente e úmido, propiciando o crescimento de nuvens carregadas e pancadas de chuva com raios. A sexta-feira e o sábado prometem sol e calor, intercalados por chuvas, especialmente à tarde e noite. O domingo de Páscoa deve ser menos instável, mas ainda com chances de chuvas isoladas à tarde.

Já o Nordeste terá um feriado com tempo instável, marcado por altas condições de chuva em seu litoral e interior. A chuva mais volumosa é esperada para Maranhão e Piauí na sexta-feira e sábado, com o domingo de Páscoa trazendo riscos de chuvas fortes no interior de alguns estados. Apesar das chuvas, todas as capitais nordestinas deverão ter períodos de sol.

Por fim, a Região Norte vivenciará um feriado com clima instável devido à formação de áreas de instabilidade e à atuação da Zona de Convergência Intertropical. Espera-se sol, nuvens e pancadas de chuva frequentes, especialmente à tarde e à noite, com risco de chuvas moderadas a fortes em todos os estados.

Este feriado de Páscoa demanda preparo e flexibilidade dos brasileiros, que deverão estar atentos às atualizações climáticas para aproveitar o período da melhor forma possível.

To Top