Benefícios

Crie sua conta no Gov.br agora e acesse serviços públicos; passa a passo

Cadastro unico GOV beneficios
rafapress/Shutterstock.com

O Governo Federal revoluciona o acesso aos serviços públicos com o portal Gov.br, uma plataforma digital que promete simplificar a vida dos brasileiros, permitindo o acesso a uma ampla gama de serviços federais de maneira rápida, segura e sem necessidade de sair de casa. Seja para questões relacionadas à saúde, educação, emprego ou trânsito, o portal está pronto para atender às necessidades dos cidadãos com apenas alguns cliques.

Por Que Adotar o Portal Gov.br?

Criar uma conta no Gov.br é sinônimo de praticidade e eficiência. A plataforma consolida serviços de diferentes órgãos do governo em um único lugar, eliminando a necessidade de múltiplos cadastros e facilitando o dia a dia dos usuários. Desde serviços do SUS até o acesso a programas educacionais como ENEM e SISU, a carteira de trabalho digital, e muito mais, o Gov.br é a chave para uma vasta gama de serviços essenciais.

Como Criar Sua Conta e Acessar os Serviços?

Você poderá criar sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Com a conta gov.br você poderá acessar, por exemplo, os serviços digitais do INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.

Com o cadastro da sua conta gov.br, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital.

Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. Assim, para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos. Para acessar outros, você precisará de uma conta maior nível de segurança, como as contas prata e ouro.

Você pode aumentar o nível de sua conta usando o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

O processo de criação de uma conta no portal Gov.br é simples e intuitivo. Com o seu CPF em mãos, basta acessar o site oficial e seguir as instruções para validar sua identidade, escolhendo entre o reconhecimento facial pelo aplicativo ou a verificação por meio de bancos credenciados. Esse cadastro inicial abre as portas para os níveis de segurança bronze, permitindo o acesso a diversos serviços.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Acessar a página para criar sua conta gov.br

Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site.

Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”, e se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”, em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

Importância da Atualização Cadastral:

Manter as informações da sua conta Gov.br atualizadas é fundamental para garantir o acesso ininterrupto aos serviços digitais. Isso inclui desde a atualização de dados pessoais até a alteração de níveis de segurança, passando pela atualização de foto de perfil e contatos.

Níveis de Segurança e Acesso Ampliado:

A plataforma conta com três níveis de segurança – bronze, prata e ouro – que determinam quais serviços estarão acessíveis ao usuário. Alcançar os níveis prata ou ouro exige procedimentos adicionais de validação, como o uso de certificado digital ou a confirmação de dados bancários, proporcionando acesso a serviços que requerem maior confirmação de identidade.

Dúvidas e Soluções:

Usuários com dúvidas sobre a existência de uma conta no Gov.br podem simplesmente inserir o CPF no site para verificar. Além disso, o portal oferece soluções práticas para quem busca aumentar o nível de segurança de sua conta, como o reconhecimento facial.

O portal Gov.br representa um marco na digitalização dos serviços públicos brasileiros, oferecendo aos cidadãos uma plataforma unificada para acesso a uma variedade de serviços governamentais. Criar e manter uma conta no Gov.br é um passo essencial para qualquer brasileiro que busca conveniência e eficácia no acesso a serviços públicos digitais.

To Top