X

Páscoa: veja o funcionamento de shoppings, supermercados, bancos, trens e metrô no feriado

O feriado da Semana Santa vai alterar os esquemas de funcionamento de estabelecimentos comerciais, tanto na Sexta-feira Santa (dia 29) quanto no Domingo de Páscoa (dia 31). Shoppings e supermercados devem operar em horários especiais. Já órgãos públicos e agências de concessionárias de energia ficarão fechadas. Veja abaixo os detalhes.

Vai trabalhar na Sexta-feira Santa? Saiba quais são seus direitos

E mais: Prefeitura do Rio e governo estadual decretam ponto facultativo para servidores públicos no dia 28

Na Sexta-feira da Paixão, não haverá expediente bancário. Isso vale tanto para o atendimento presencial nas agências quanto para compensações bancárias, incluindo o TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 29 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (dia 1º).

As lojas de atendimento da Enel e Light ficam fechadas na sexta-feira, e retomam as atividades na segunda-feira (dia 1º). Já as agências da Previdência Social também ficarão fechadas no dia 29. O atendimento será retomado no dia 1º. Já serviços prestados pelo aplicativo e site Meu INSS, assim como a Central 135, funcionam 24h por dia.

Com o ponto facultativo decretado pelo governo, as unidades do Detran.RJ não funcionarão nestas quinta e sexta-feira (dia 28 e 29). Já as provas práticas que já estavam marcadas para este dia 28 vão acontecer normalmente.

Trens e metrô

Na Sexta-feira Santa a circulação dos trens da Supervia seguirá de acordo com a grade horária de domingos e feriados, assim como as composições do MetrôRio.

Já no sábado (dia 30) e domingo de Páscoa (dia 31), a operação do metrô acontece nos horários regulares de fim de semana: no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.

Nos três dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio.

Supermercados

Guanabara: as lojas funcionam normalmente no feriadão. Na sexta-feira (dia 29) as unidades ficam abertas das 7h às 22h. Já no domingo (dia 31), das 7h às 18h.

Mundial: as lojas funcionarão normalmente, das 7h30 às 21h.

Supermarket: o horário de funcionamento das lojas varia de acordo com cada unidade. O cliente pode consultar previamente o funcionamento da loja mais perto de sua casa no site.

Pão de Açúcar: as lojas funcionam normalmente na sexta-feira (dia 29), 7h às 22h. As unidades de Copacabana, até 21h. Já a loja Itaipu, em Niterói, opera das 8h às 21h. No domingo, o funcionamento também é normal.

Extra: as lojas abrem em horário normal no dia 29, das 7h às 22h. As exceções são as unidades Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Piabetá, que fecharão às 18h. No domingo, o funcionamento também é normal.

Assaí Atacadista: todas as unidades funcionam das 8h às 22h na Sexta-Feira Santa. A exceção é a unidade Ceasa, que estará aberta das 7h às 15h. No domingo, o funcionamento também é normal.

Relacionadas

Prezunic: na Sexta-feira Santa, todas as lojas ficam abertas até as 21h. No domingo, as unidades operam normalmente.

Shoppings

Américas Shopping

As lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h, e a Praça de Alimentação e restaurantes operam das 11h às 22h. O cinema e Lazer vão funcionar de acordo com a sua programação.

Fashion Mall

As lojas e quiosques funcionarão das 14h às 20h, e os restaurantes, das 12h até o último cliente. A Alameda de Serviços, cinema e teatro funcionarão de acordo com as respectivas programações.

Shopping Jardim Guadalupe

As lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h, as operações de alimentação e lazer, das 12h às 21h, o supermercado Rede Economia, das 07h30 às 22h, e academia Smart Fit, das 08h às 17h. Detran, Sine e Loteria estarão fechados. O cinema funcionará de acordo com a sua programação.

West Shopping

As lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h; Praça de Alimentação e Lazer, das 11h às 22h; e restaurantes, das 12h às 22h. O cinema funcionará de acordo com a sua programação.

Ilha Plaza Shopping

No dia 29 de março, o Ilha Plaza Shopping terá funcionamento de lojas e quiosques das 13h às 21h.  Praça de alimentação e restaurantes abrirão das 12h às 22h. O cinema funcionará de acordo com a programação.

Norte Shopping

Na sexta-feira, lojas, quiosques e opções de lazer e entretenimento ficam abertos das 10h às 22h. Já os restaurantes operam até as 23h, enquanto os que ficam no Taste Lab fecham às 23h. No Domingo de Páscoa, lojas e quiosques funcionam de 13h às 21h; opções de alimentação, de 10h às 23h; lazer e entretenimento, de 11h às 22h e o Taste Lab de 11h às 23h.

Shopping Tijuca

Na Sexta-feira Santa, lojas e quiosques ficam abertos das 10h às 22h. Já os restaurantes operam de 11h às 23h, e o cinema conforme programação. No Domingo de Páscoa, as lojas e quiosques funcionam de 12h às 21h; opções de alimentação, de 12h às 22h; e o cinema também conforme programação.

Plaza Shopping

Na sexta-feira, lojas e quiosques funcionam de 15h às 21h, e a praça de alimentação de 12h às 21h. Restaurantes e cinema abrem conforme programação própria. No domingo, lojas e quiosques ficam abertos das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação funciona de 12h às 21h.