Benefícios

Como pode ser o Saque total do valor retido no FGTS na Caixa?

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como pode ser o Saque total do valor retido no FGTS na Caixa? Em um movimento histórico, o Governo Federal anunciou a aprovação de uma proposta que permite a liberação total dos saldos retidos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada. A medida, que tem o potencial de impactar significativamente a economia e a vida financeira de cerca de 7,2 milhões de desempregados no país, foi recebida com entusiasmo por especialistas e pela população.

O Que Muda com a Nova Legislação?

A nova legislação propõe eliminar as atuais restrições que limitam os saques do FGTS, incluindo a polêmica modalidade de saque-aniversário. Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, destacou a importância desta mudança, enfatizando a necessidade de oferecer aos trabalhadores um acesso mais amplo aos seus recursos em momentos críticos, seja para recuperação financeira ou para investimento em moradia.

Impacto do FGTS na Economia e na Sociedade

Com a liberação dos recursos retidos, estima-se que aproximadamente R$ 22 bilhões sejam injetados na economia, proporcionando um alívio financeiro imediato para milhões de brasileiros desempregados. Essa transformação não apenas reforça o papel do FGTS como uma segurança financeira para os trabalhadores, mas também contribui para a dinamização do mercado imobiliário e outras áreas econômicas.

Como Realizar o Saque do FGTS Retido?

Trabalhadores interessados em acessar seu saldo retido podem seguir um processo simplificado através do aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal. Disponível tanto para Android quanto para iOS, o aplicativo permite a consulta de saldos e a realização de saques de maneira prática e segura. Além disso, é possível realizar consultas presenciais em agências da Caixa ou através do internet banking para clientes do banco.

Quem Pode Sacar?

A retirada do saldo retido do FGTS é permitida em diversas situações, incluindo demissão sem justa causa, término de contrato de trabalho, aposentadoria, entre outros casos especificados pela legislação vigente. Essa flexibilidade assegura que os trabalhadores possam contar com o FGTS nos momentos mais importantes de suas vidas, seja para enfrentar adversidades financeiras ou para realizar sonhos de longa data.

Repercussões da Medida

A aprovação dessa nova proposta marca um capítulo significativo na história do FGTS e do direito do trabalhador no Brasil. Por meio dessa iniciativa, o Governo Federal reafirma seu compromisso com a proteção social dos trabalhadores, garantindo que o FGTS continue sendo uma ferramenta valiosa de suporte financeiro e de fomento ao desenvolvimento econômico.

O saque digital é um novo serviço para você sacar seu FGTS com mais conforto, agilidade, segurança e comodidade.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.

Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Quem pode sacar?

A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados

Como funciona?

Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.

O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

To Top