Brasil

Brumadinho vai receber mais de 600 doses da vacina contra a dengue

vacina vacinacao dengue covid
Criação www.mixvale.com.br

O Ministério da Saúde do Brasil fez um anúncio significativo que coloca Brumadinho e outras 28 cidades mineiras na linha de frente do combate à dengue. Um total de 24 mil doses da vacina contra a doença será distribuído entre essas localidades, com Brumadinho programado para receber 651 doses. Este movimento faz parte de uma campanha ampliada de vacinação que visa reduzir os índices de hospitalização entre o grupo mais afetado, as pessoas de 10 a 14 anos.

O esforço do Ministério da Saúde para combater a dengue se estende além das fronteiras mineiras, alcançando um total de 165 municípios adicionais em todo o país. A seleção dos municípios beneficiados foi meticulosamente planejada, baseada em dados epidemiológicos detalhados e focada em áreas com alto risco de transmissão da doença.

Serão 651 doses destinadas a pessoas de 10 a 14 anos, faixa etária com maior risco de hospitalização pela doença.

A seleção dos municípios foi feita com base em dados dos últimos 10 anos, priorizando áreas com alta incidência de dengue.

Outras cidades da região que também receberão doses da vacina:

  • Betim (7.973 doses)
  • Igarapé (948 doses)
  • São Joaquim de Bicas (703 doses)
  • Mário Campos (306 doses)
  • Bonfim (91 doses)

Brumadinho já registrou 7.002 casos prováveis de dengue em 2024, com 1.600 casos confirmados e 2 mortes em investigação.

A estratégia de vacinação requer duas doses do imunizante, administradas em um intervalo de três meses, visando oferecer proteção eficaz para o grupo alvo. Além da medida de prevenção direta por meio da vacinação, o Ministério da Saúde enfatiza a importância de administrar as vacinas dentro de seu prazo de validade, garantindo assim que o programa de imunização avance sem desperdícios.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti, esclareceu a logística por trás da distribuição das doses, destacando o planejamento para que municípios com alto desempenho na campanha de vacinação possam continuar suas atividades sem interrupções. A preocupação com a validade das vacinas também foi abordada, indicando um esforço coordenado para garantir o uso eficiente do imunizante disponível.

Este anúncio representa um marco significativo na luta contra a dengue em Minas Gerais e em todo o Brasil, evidenciando o comprometimento do governo federal em proteger sua população contra essa doença que tanto impacta a saúde pública. Com o início da distribuição das vacinas, Brumadinho e as demais cidades selecionadas preparam-se para uma campanha de vacinação que promete alterar o curso da dengue na região.

To Top