Benefícios

Meu INSS cria simulador atualizado para cálculo de Aposentadorias

INSS Previdencia
rafastockbr/Shutterstock.com

O serviço “Simular Aposentadoria” do Meu INSS está agora disponível e adaptado às mudanças da Nova Previdência. Esta atualização visa fornecer cálculos precisos das regras de transição para os segurados que já estavam no sistema previdenciário antes das alterações. Além disso, o simulador verifica se havia direito adquirido sob as regras anteriores em vigor na data das mudanças.

No total, a ferramenta realiza até sete tipos de cálculos: dois para Aposentadoria por Idade e cinco para Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

Em breve, a calculadora será estendida para aqueles que se filiaram ao INSS após as mudanças, em 13 de novembro de 2019. Além disso, futuramente, ela também estimará o valor da renda do segurado ao se aposentar.

Apenas Simulação

É importante ressaltar que somente após a análise do INSS é que o cidadão saberá se realmente tem direito à aposentadoria. Durante a simulação, algumas informações podem ser incluídas ou alteradas. Portanto, ao solicitar o benefício, o INSS pode exigir o envio de documentos para comprovação dos períodos trabalhados ou contribuídos.

Sem Necessidade de Deslocamento

O Meu INSS pode ser acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares, disponível para IOS e Android.

A atualização do simulador foi realizada pela Dataprev. No momento, a ferramenta está disponível no portal do Meu INSS e no sistema Android – que representam 91% dos acessos. A versão para iOS também foi atualizada e estará disponível para os usuários até o final da próxima semana.

O serviço de “Simulação de Aposentadorias” já aparece na tela inicial do aplicativo, do lado direito. Se não estiver visível, recomenda-se atualizar o aplicativo ou aguardar até que seja atualizado automaticamente em seu celular.

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Por meio do Meu INSS, o cidadão pode solicitar aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, atualizar dados cadastrais, bloquear empréstimos consignados, excluir descontos de mensalidades associativas e, em breve, enviar atestados médicos para pedidos de auxílio-doença.

Aviso Importante

O serviço auxilia o cidadão a saber quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou tempo de contribuição. A simulação é realizada com base nas informações do INSS, permitindo ainda a inclusão de vínculos e alteração da data de nascimento durante o processo.

O resultado gerado pela calculadora é apenas para consulta e não garante o direito à aposentadoria.

Este pedido pode ser feito totalmente online, sem necessidade de ir pessoalmente ao INSS.

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

Meu INSS

Cadastre-se!
Para usar o Meu INSS, você deve ter uma conta ativa no gov.br

Com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

To Top