Benefícios

Calendário atualizado e liberado para quem tem direito ao Abono do PIS/PASEP

PIS PASEP Caixa
rafapress/Shutterstock.com

Calendário atualizado e liberado para quem tem direito ao Abono do PIS/PASEP O pagamento do PIS/Pasep, um direito dos trabalhadores brasileiros com vínculo de emprego formal, já está disponível para muitos cidadãos. Assim como nos anos anteriores, os recursos estão sendo liberados de acordo com um calendário definido pelo Governo Federal.

Neste ano, o pagamento foi unificado e será realizado de forma conjunta para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. A ordem de pagamentos foi organizada de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.

Calendário de Pagamentos

Para os trabalhadores que nasceram nos meses de julho e agosto, os pagamentos começarão a ser feitos em junho. Os recursos serão disponibilizados da seguinte forma:

  • Trabalhadores da Iniciativa Privada: Os pagamentos serão feitos através da conta poupança social do Caixa Tem, que pode ser acessada neste link.
  • Servidores Públicos: Os recursos serão disponibilizados pelo Banco do Brasil.

Requisitos para Receber o PIS/Pasep

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, é necessário que o trabalhador cumpra alguns requisitos para ter direito ao pagamento, que neste ano poderá chegar ao valor de R$ 1.412:

  1. Inscrição nos Programas PIS/Pasep: O trabalhador deve estar inscrito nos programas há, pelo menos, cinco anos.
  2. Exercício de Atividade Formal: É preciso ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano de 2022. Esse período pode ser consecutivo ou não.
  3. Renda Média Salarial: A renda média salarial do trabalhador deve ser de, no máximo, dois salários mínimos.
  4. Inclusão na RAIS: Os dados trabalhistas do cidadão precisam estar incluídos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Calendário Completo de Pagamentos do PIS/Pasep

  • Nascidos em janeiro: Recebem a partir de 15 de fevereiro
  • Nascidos em fevereiro: Recebem a partir de 15 de março
  • Nascidos em março e abril: Recebem a partir de 15 de abril
  • Nascidos em maio e junho: Recebem a partir de 15 de maio
  • Nascidos em julho e agosto: Recebem a partir de 17 de junho
  • Nascidos em setembro e outubro: Recebem a partir de 15 de julho
  • Nascidos em novembro e dezembro: Recebem a partir de 15 de agosto

Como Acessar o Benefício

Para acessar o benefício, os trabalhadores da iniciativa privada podem utilizar o aplicativo Caixa Tem para verificar o depósito na conta poupança social. Servidores públicos devem consultar o Banco do Brasil para acessar os recursos.

Dicas Importantes

  • Mantenha seus dados atualizados: Verifique se todas as informações no Cadastro Único e na RAIS estão corretas.
  • Consulte regularmente: Utilize os aplicativos e sites oficiais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para acompanhar o status do pagamento.
  • Documentos Necessários: Tenha em mãos documentos pessoais e informações de emprego para qualquer verificação necessária.

To Top