Benefícios

Detran com 10 serviços que necessitam de autorização para o condutor

Detran ipva
Gabriel_Ramos/Shutterstock.com

Detran com 10 serviços que necessitam de autorização para o condutor Muitos não sabem, mas o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) regula e autoriza o trabalho dos agentes responsáveis pelos serviços que estão sob a jurisdição da autarquia. Em outras palavras, caso um desses agentes não esteja em conformidade com o Detran-SP, o serviço pode não ser realizado da maneira correta e oficial. Assim, é necessário checar se os prestadores estão realmente regularizados, evitando, assim, possíveis desgastes. Consulte aqui.

Para resguardar os usuários e garantir segurança aos serviços prestados, o Detran-SP está exigindo o recadastramento para pessoas físicas e empresas que desempenham atividades sob a jurisdição do órgão. Essa medida garante que a documentação seja constantemente atualizada e que os prestadores de serviços, chamados de “agentes delegados ou regulados”, atendam aos rigorosos requisitos de capacitação, integridade e funcionamento estabelecidos. O processo está aberto desde novembro e será concluído até dia 31 de dezembro, quando acaba o prazo para os agentes regularizarem o cadastro das atividades perante o órgão. Quem não fizer o recadastramento fica sujeito ao bloqueio e cancelamento das autorizações, cadastros, certificações, credenciamentos, homologações ou registros junto ao Detran-SP.

Desde novembro, início do recadastramento, 53.468 agentes delegados ou regulados já atualizaram os dados. Desses, 46.638 são pessoas físicas – dentre eles, 13.186 instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFC), 2.080 médicos e 2.396 psicólogos peritos, além de 3.330 despachantes e 1.441 empregados auxiliares.

1. Primeira CNH

No site do Detran-SP é possível consultar os Centros de Formação de Condutores (CFC) credenciados e habilitados para dar aulas teóricas e práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

2. Minha habilitação venceu, e agora?

O condutor que está com a CNH em situação regular (não pode estar suspensa ou cassada) deve procurar a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município que reside para renovar o documento.

3. Cursos de reciclagem

Para motoristas residentes na capital paulista, o Detran-SP disponibiliza curso de reciclagem no próprio site. Aos que preferem realizar presencialmente e moradores das demais cidades do Estado, a alternativa é se inscrever em uma autoescola/CFC credenciada ao órgão do tipo “A”. Basta fazer a matrícula para assistir às aulas.

4. Quero trocar a placa do meu veículo

O cidadão pode encontrar os endereços das empresas credenciadas como estampadoras de placas PIV (padrão Mercosul) aqui. Há atendimento disponível em todo o Estado. Para informações sobre os locais de instalação, a orientação é o contato direto com a prestadora de serviço. Todas as questões relacionadas à segunda via de placas cinza danificadas, extraviadas, perdidas ou roubadas devem considerar a alteração para o modelo Mercosul com a emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

5. Preciso fazer o exame psicológico

Ao inscrever-se na autoescola/CFC para aulas teóricas e práticas em função da primeira habilitação, você será designado para avaliação com médico e psicólogo credenciados ao Detran-SP.

6. Despachantes

Acesse
https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/parceiros/servicos e confira os parceiros.

7. Pátios

Na cidade de São Paulo, o único pátio de remoção próprio do Detran-SP está localizado na Avenida Presidente Wilson, 6752 – Vila Carioca. Fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. Nos demais municípios, o local conveniado é indicado pela unidade de atendimento do Detran-SP.

8. Desmontes

De acordo com a nova lei de desmontes é exigido que as empresas cumpram todas as exigências para o credenciamento, incluindo o cadastramento das autopeças vendidas junto ao departamento estadual de trânsito. Por isso, a importância do recadastramento. No site do órgão é possível buscar informações sobre peças, empresas registradas, denúncias, solicitação de cadastro, legislação, etiquetas de rastreabilidade, comunicados e manuais.

9. Onde encontrar o ECVs mais próximo?

O Detran-SP disponibiliza três meios para a conferência de Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs). A pesquisa pode ser feita por nome, município e o levantamento de todas as empresas.

10. Como achar as empresas registradas no RENAVE?

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE) é um sistema de registro e controle de compra e venda, entrada e saída de veículos novos e usados. O Detran-SP lista os três tipos de empresas com sistema de integração certificadas, além de obedecer a todas as legislações vigentes.

Recadastramento

O recadastramento está disponível até o dia 31 de dezembro e pode ser realizado pelo site https://recadastramento.detran.sp.gov.br/. Vale ressaltar a importância da associação do CPF do responsável a uma conta de nível prata ou ouro para acesso ao GovBr.

Em caso de dúvidas ou relato de dificuldades no acesso, os interessados podem entrar em contato com o Detran-SP por meio do e-mail [email protected].

Integridade

O órgão de trânsito paulista segue estruturando sua área de Compliance e fortalecendo suas unidades internas de auditoria, controle e correição. O Detran-SP intensificou a colaboração com outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Controladoria-Geral do Estado, para combater condutas inadequadas e melhorar os serviços oferecidos à sociedade paulista.

O setor de Fiscalização de Serviços Credenciados do Detran-SP tem se dedicado a combater vigorosamente irregularidades cometidas por estabelecimentos delegados pelo órgão ou que atuam clandestinamente neste mercado. Isso envolve a fiscalização de desmontes, centros de formação de condutores (CFCs), estampadoras e muito mais.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incansavelmente para prevenir acidentes e preservar vidas, buscando organizar o trânsito de forma mais segura e harmoniosa para todos os modais. O órgão mantém um compromisso firme em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, o Detran-SP está implementando gradualmente a transformação digital, tornando mais fácil o acesso aos serviços públicos e melhorando a qualidade de vida dos paulistas. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

To Top