Benefícios

Trabalhador rural pode pedir aposentadoria no INSS?

zona rural produção agro
© Fernando Frazao-Arquivo Agência Brasil

Com a digitalização dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o processo para solicitar a aposentadoria rural tornou-se mais prático e acessível. Trabalhadores rurais agora podem fazer a solicitação pela internet, sem precisar sair de casa. Veja o passo a passo detalhado para garantir sua aposentadoria rural de forma eficiente.

Passo a Passo para Solicitar a Aposentadoria Rural

1. Acesse o Portal Meu INSS

Para iniciar o processo, acesse o portal Meu INSS pelo site gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS.

2. Faça Login

Utilize seu CPF e a senha cadastrada para entrar no sistema. Caso ainda não tenha uma conta, siga as instruções fornecidas pelo portal para criar uma nova conta.

3. Solicite o Benefício

No portal, selecione a opção “Pedir Aposentadoria” e, em seguida, escolha “Aposentadoria Rural”. Preencha todos os campos obrigatórios com atenção, selecione o local de pagamento do benefício, marque a caixa de confirmação das informações fornecidas e clique em “Avançar”.

4. Preencha a Autodeclaração Rural

A Autodeclaração Rural é um documento obrigatório para segurados especiais. Preencha o questionário específico de acordo com a sua categoria:

  • Produtor rural, pescador artesanal e/ou seringueiro/extrativista vegetal: Preencha o questionário correspondente.
  • Indígena: Preencha o questionário específico para indígenas.
  • Empregado rural, contribuinte individual e/ou trabalhador avulso rural: Esta categoria não precisa preencher a autodeclaração.

É fundamental que todas as informações sejam precisas para evitar problemas na análise do pedido. Em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado.

5. Acompanhe o Processo

Após enviar a solicitação, acompanhe o andamento pelo site ou aplicativo Meu INSS. Faça login e clique em “Consultar pedidos” para verificar o status da sua aposentadoria rural. Alternativamente, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, para obter informações sobre seu processo.

6. Atenção à Data de Recebimento do Benefício

Após a aprovação, o primeiro pagamento será liberado na data estipulada pelo INSS. Fique atento a possíveis solicitações de entrevistas presenciais ou documentos adicionais antes da concessão do benefício.

Precisa de Ajuda com Seu Processo de Aposentadoria Rural?

Se você encontrar dificuldades ou tiver dúvidas durante o processo de solicitação, não hesite em buscar ajuda. A orientação de um advogado especialista em aposentadoria rural pode ser determinante para garantir que todos os documentos estejam corretos e o processo ocorra sem problemas.

A aposentadoria rural é um direito importante para os trabalhadores do campo, garantindo segurança financeira após anos de trabalho árduo. Com a digitalização dos serviços do INSS, ficou mais fácil solicitar e acompanhar o processo de concessão desse benefício. Siga as etapas descritas e, se necessário, procure orientação especializada para assegurar que sua aposentadoria rural seja concedida sem complicações.

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

To Top