O salário mínimo nacional previsto para vigorar em 2027 foi fixado em R$ 1.741,00 na proposta orçamentária do governo federal, valor que restringe a elevação projetada de 7,4% aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que recebem o piso da Previdência Social. Quem recebe aposentadorias ou pensões de valor superior terá o reajuste calculado unicamente pela inflação do período, sem a aplicação do ganho real atrelado ao crescimento econômico.
A divisão ocorre porque a política de valorização em vigor contempla exclusivamente o piso salarial do país, conforme explicou o ministro da Fazenda, Dario Durigan: “O salário mínimo, com os reajustes previstos em lei, chega a R$1.741 no ano que vem e ele, necessariamente cumprindo a legislação brasileira, dentro do nosso espírito de privilegiar a população mais carente, vai também para a Previdência, vai também para os benefícios que têm a indexação com o salário mínimo”.
Projeções orçamentárias e indicadores econômicos de 2027
Os números oficiais que constam na peça orçamentária enviada pelo Poder Executivo e os índices que balizam os cálculos previdenciários reúnem as seguintes referências econômicas:
- Projeção do salário mínimo no PLOA para 2027: R$ 1.741,00
- Piso salarial nacional em vigor em 2026: R$ 1.621,00
- Acréscimo nominal previsto no piso previdenciário: R$ 120,00
- Percentual projetado de aumento no mínimo: 7,4%
- Projeção anterior registrada no PLDO de abril de 2026: R$ 1.717,00
- Crescimento do PIB apurado em 2025 para a fórmula: 2,3%
- INPC acumulado em 12 meses medido até agosto de 2026: 3,98%
- Parcela de benefícios do RGPS atrelados ao salário mínimo: cerca de 45%
Salário mínimo tem cálculo fixado pela Lei 14.663/2023
A Lei nº 14.663/2023 restabeleceu a política permanente de valorização do salário mínimo no Brasil. A legislação determina que o reajuste anual do piso considere dois fatores combinados: a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurada em 12 meses até novembro do ano anterior e a taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) consolidada de dois anos antes. Para o exercício financeiro de 2027, o cálculo leva em conta a expansão de 2,3% registrada pelo PIB brasileiro em 2025, além da estimativa de inflação.
Essa mecânica de reajuste automático não se estende aos aposentados e pensionistas que recebem pagamentos mensais de R$ 2.000,00, R$ 3.000,00 ou R$ 5.000,00, por exemplo. O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) aplica regras distintas de atualização: enquanto cerca de 45% da folha de pagamentos previdenciários recebe o piso nacional e obtém ganho real, os segurados com rendimentos superiores têm os valores corrigidos apenas pelo índice inflacionário oficial para recomposição das perdas de poder aquisitivo.
Tramitação em Brasília e revisão orçamentária
O texto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2027 foi encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional em 31 de agosto de 2026. A indicação do valor de R$ 1.741,00 havia sido antecipada pelo ministro Dario Durigan em 24 de agosto de 2026, após despacho ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
, integrando os trabalhos da equipe econômica que também conta com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior.O montante representa uma revisão para cima em comparação à previsão traçada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que havia sido apresentado em abril de 2026 com estimativa de R$ 1.717,00. A correção de R$ 24,00 a mais foi motivada pela atualização dos parâmetros macroeconômicos e de inflação calculados entre o primeiro e o segundo semestre de 2026. Em contrapartida, a base atual de R$ 1.621,00 fora oficializada pelo Decreto nº 12.797 no fim de dezembro de 2025.
Veja também: Trabalhadores utilizam regras do INSS para aposentar aos 59, 60 e 65 anos na Previdência Social em 2026
Pagamento no INSS e regras para segurados
As alterações financeiras atingem aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios mantidos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2027, data de entrada em vigor da nova remuneração básica. Os primeiros repasses com os valores monetários corrigidos serão creditados entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2027, seguindo o cronograma bancário habitual que utiliza o último algarismo do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador.
Para acompanhar os extratos futuros de pagamento, os segurados podem utilizar os serviços do aplicativo e site Meu INSS. Quem recebe exatamente um salário mínimo terá o depósito reajustado diretamente para a quantia de R$ 1.741,00 se a proposta do Executivo for referendada pelos parlamentares sem modificações no índice. Aqueles que ganham acima do piso precisarão consultar a tabela de reajuste previdenciário que será divulgada formalmente por meio de portaria ministerial no começo de 2027.
Indicadores finais dependem de apuração do IBGE
O percentual final de reposição inflacionária para os benefícios previdenciários superiores ao piso salarial ainda não está definido, visto que a variação total do INPC de janeiro a dezembro de 2026 depende da conclusão das pesquisas mensais do IBGE. Até agosto de 2026, o indicador acumulado registrava taxa de 3,98%, número que sofrerá novas oscilações no fechamento dos meses restantes.
O próprio valor de R$ 1.741,00 para o salário mínimo e piso do INSS pode sofrer ajustes finos na peça orçamentária até dezembro de 2026, condicionado ao resultado consolidado da inflação até novembro. O Congresso Nacional tem até terça-feira, 22 de dezembro de 2026, prazo constitucional regimental, para deliberar, votar e devolver a redação final do Orçamento da União aprovada ao Poder Executivo.
