Últimas Notícias

Rede social chinesa suspende 93 contas e exclui 300 postagens com ataques a atletas olímpicos

PEQUIM — A rede social chinesa Sina Weibo suspendeu 93 contas em sua plataforma, impedindo-as de fazer novas publicações, e excluiu cerca de 300 postagens relacionadas a ataques direcionados a atletas olímpicos. Medidas foram anunciadas após repercussão negativa à patinadora Zhu Yi, de 19 anos, que caiu em sua estreia nas Olimpíadas de Inverno, representando a China. A competição acontece em Pequim, e a queda da ateta, nascida nos EUA, entrou nos assuntos mais comentados da plataforma. Parte dos internautas chineses criticou a escalação de Zhu em vez de uma patinadora nascida no país.

O Weibo considerou que suas regras foram quebradas por um pequeno número de usuários. Ao conversar com a imprensa, a jovem mostrou-se frustrada com o erro cometido na performance e se culpou por isso.

— Acho que senti muita pressão porque sei que todos na China ficaram bastante surpresos com a seleção de atletas femininos e eu realmente queria mostrar a eles o que eu era capaz de fazer — afirmou à “CNN” a patinadora, que abriu mão da cidadania americana e mudou seu nome de Beverly Zhu para Zhu Yi, sem ainda, contudo, dominar o mandarim fluentemente.

Após a competição por equipes do programa curto no domingo, dia 6, Zhu disse que estava “chateada e um pouco envergonhada” por seu desempenho.

— Por ter perdido o primeiro salto fiquei um pouco desorientada, senti muita pressão na aterragem do último salto e, infelizmente, caí — disse, segundo a “AFP”.

Na segunda-feira, dia 7, Zhu sofreu duas novas quedas ao voltar à pista de gelo e debulhou-se em lágrimas.

— Honestamente, treinei muito duro e acho que o principal é lidar mentalmente. Estou tentando não me distrair com influências externas — disse Zhu.

Em comunicado, a rede social se comprometeu a fortalecer o filtro de conteúdo negativo em relação aos competidores olímpicos e pediu cooperação dos usuários em denunciarem postagens que violem as normas de uso.

A China terminou em quinto lugar no evento por equipes de patinação artística. Kamila Valieva, do Comitê Olímpico Russo, ficou em primeiro lugar na patinação livre, conquistando a medalha de ouro para sua equipe. Zhu, por sua vez, agora se prepara para a competição individual, com início em 15 de fevereiro.

To Top