Últimas Notícias

Volta do Lago CAIXA 2018 comemora 15 anos de história

Corredores e suas equipes têm até o dia 3 de junho para se inscreverem em umas das ultramaratonas de revezamento mais esperaIdas do ano, a Volta do Lago CAIXA 2018. O percurso que totaliza 100 km passa por vários pontos turísticos de Brasília (DF) e a expectativa da organização é receber 3.000 participantes na prova em 10 de junho.

A famosa corrida de revezamento entra na 15ª edição. No ano passado, foram 4 mil participantes, 500 equipes de revezamento e 150 ultramaratonistas individuais. De acordo com o diretor executivo Antonio Bastos Junior, da AJR Eventos Esportivos, organizadora da prova, a ideia de realizar uma corrida com um percurso desafiador veio das condições geográficas favoráveis da região.

“Pesquisando os eventos percebemos que Brasília possuía as condições necessárias, principalmente com relação à segurança, um Lago, pontos turísticos, facilidade e condições das vias em volta do Lago e ciclovias em quase sua totalidade”, afirmou.

A primeira largada, no Eixão Sul, na altura do Edifício Matriz da CAIXA e Banco Central, está marcada para às 4h50, com a saída dos corredores individuais da ultramaratona de 100 km. Às 5h00 largam a maioria dos corredores amadores, com ritmo/pace a partir de 5’11’’. As equipes com atletas de ritmo/pace entre 3’00’’ e 5’10’’ largam às 5h45. Por fim, os ultramaratonistas de 60 km largam às 7h30, na QI 3 do Lago Norte, no estacionamento da Igreja Nossa Senhora do Lago.

Categorias diferenciadas
Entre as equipes masculinas, femininas e mistas, as disputas são entre duplas, trincas, quartetos, sextetos; octetos; ride bike 4 e ride bike open (seis a oito atletas). Além das distinções quanto ao número de atletas, também há categorias diferenciadas para concorrer aos troféus: aberta; economiário (empregados da CAIXA e dependentes); missões diplomáticas (embaixadas, representações diplomáticas e seus convidados); policiais/militares (PM, PF, polícia civil, bombeiros, forças armadas e convidados).

“Os corredores podem esperar do evento uma organização impecável, um percurso desafiador, largada e chegada em locais diferentes e uma grande festa para comemorar os 15 anos da prova”, revelou Junior.

O percurso inclui 13 trechos e será marcado por terrenos planos, ondulados e até mesmo cross country. Até a área de chegada da prova, no mesmo ponto da largada no Eixão Sul, os corredores ainda passarão por clubes e parques ecológicos espalhados pelo Plano Piloto, Lago Norte e Lago Sul.

A 50 dias da realização, a prova já conta com 1.500 inscritos. As inscrições podem ser realizadas no site . Até o dia 6 de maio as equipes podem aproveitar os valores do segundo lote.

Deverão se inscrever apenas as equipes que tenham rendimento técnico estimado que possibilite completar os 100 km da prova em até 10h, correspondente ao ritmo médio da equipe de 6 minutos por km. Recomenda-se a utilização do simulador de ritmo no site do evento para apurar o ritmo médio de sua equipe e horário estimado de chegada em cada posto de troca. Entre os ultramaratonistas, o tempo máximo é de 7h para 60 km e de 11h30 para 100 km.

Confira o vídeo promocional da Volta do Lago CAIXA 2018:

To Top