Últimas Notícias

Veja o que abre e fecha no feriadão; Nossa Senhora Aparecida e Dia dos Comerciário

1056939 editebc 03758

O feriadão de Nossa Senhora Aparecida, na próxima sexta-feira, que será ampliado até segunda-feira, dia 15, para quem trabalha no comércio, devido ao dia do comérciáro, vai alterar os horários de atendimento de shopping centers e supermercados. Na sexta, lojas da Saara, no Centro do Rio, não vão abrir. No Mercadão de Madureira, a abertura dos estabelecimentos será facultativa, das 7h ao meio-dia. No sábado, o comércio voltará à programação normal.

Não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira. A recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é que os clientes usem os canais alternativos, como caixas eletrônicos, o internet banking e os aplicativos. As contas de consumo — como água, luz, telefone e TV a cabo — e carnês com vencimento marcado para a data poderão ser pagos na segunda-feira, dia 15, sem multa. Os tributos, normalmente, já vêm com a data ajustada pelo calendário de feriados.

Os supermercados Guanabara, Mundial e SuperPrix vão funcionar normalmente.

A maioria dos shoppings terá lojas e quiosques com atendimento das 13h às 21h, caso do center Shopping Rio, Shopping Grande Rio, Shopping Jardim Guadalupe,West Shopping, Américas Shopping, do NorteShopping, do ParkShoppingCampoGrande, do Recreio Shopping, do São Gonçalo do Shopping, do Shopping Boulevard, do Shopping Metropolitano Barra, do Shopping Tijuca, do TopShopping e do Via Brasil Shopping.

Outros centros comerciais terão seus estabelecimentos funcionando das 15h às 21h. São eles: BarraShopping e New York City Center, Madureira Shopping, Ilha Plaza, Plaza Shopping Niterói, Via Brasil Shopping e Rio Design Barra.

Dia do Comerciário

Na próxima segunda-feira, dia 15, os cariocas devem ficar atentos aos mercados e lojas que ficarão fechados, devido ao Dia do Comerciário, para evitar fazer viagens perdidas. Segundo o Sindicato dos empregados do Comércio, a lei que proíbe estes estabelecimentos de abrir inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, material de construção, açougues, óticas, supermercados e hortifrutis.

O sindicato considera a medida uma conquista histórica para a categoria, pois é previsto na convenção coletiva. De acordo com entidade, o comerciário que for chamado para trabalho, mesmo que seja internamente com a loja fechada, ele deve denunciar o abuso ao sindicato.

A multa para o estabelecimento que descumprir a regra pode variar de R$ 300 a R$ 527 por funcionário que estiver trabalhando.

Apenas o ramo de alimentação — restaurantes, bares, lanchonetes e similares — funcionam, porém existem exceções: no caso dos shoppings, as lojas e quisques estarão fechados. Já as praças de alimentação e lazer funcionam normalmente em horário especial que depende de cada centro de compra.

Os trens, metrô e as barcas operam nos horários previstos. Bancos funcionam no horário habitual, de 10h às 16h, e agências dos Correios também. A Comlurb também trabalha normalmente.

Os hospitais estaduais e municipais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão normalmente.

Criado pela Lei 12.790 de 14 de março de 2013, o Dia do Comércio ou Dia do Comerciário é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro. No Rio, o Dia do Comerciário é comemorado com um feriado estadual para os trabalhadores do comércio, na 3ª segunda-feira de outubro.

To Top