Últimas Notícias

Veja o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia dos Comerciários

1056939 editebc 03758

O feriadão de Nossa Senhora Aparecida, na próxima sexta-feira, dia 12, que será ampliado até segunda-feira, dia 15, para professores e para quem trabalha no comércio, devido ao Dia do Comérciáro, vai alterar os horários de atendimento de shopping centers e supermercados. Na sexta-feira, as lojas da Saara, no Centro do Rio, não vão abrir. No Mercadão de Madureira, na Zona Norte, a abertura dos estabelecimentos será facultativa, das 7h ao meio-dia. No sábado, o comércio voltará à programação normal.

Não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira. A recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é que os clientes usem os canais alternativos, como caixas eletrônicos, o internet banking e aplicativos.

As contas de consumo — como água, luz, telefone e TV a cabo — e os carnês com vencimentos marcados para a data poderão ser pagos na segunda-feira, dia 15, sem multas. Os tributos, normalmente, já vêm com a data ajustada pelo calendário de feriados.

Os supermercados Guanabara, Mundial e SuperPrix vão funcionar normalmente.

A maioria dos shoppings terá lojas e quiosques com atendimento das 13h às 21h, caso de Center Shopping Rio, Shopping Grande Rio, Shopping Jardim Guadalupe, West Shopping, Américas Shopping, NorteShopping, ParkShoppingCampoGrande, Recreio Shopping, São Gonçalo Shopping, Shopping Boulevard, Shopping Metropolitano Barra, Shopping Tijuca, TopShopping e Via Brasil Shopping.

Outros centros comerciais terão seus estabelecimentos funcionando das 15h às 21h. São eles: BarraShopping e New York City Center, Madureira Shopping, Ilha Plaza, Plaza Shopping Niterói, Via Brasil Shopping e Rio Design Barra.

Dia do Comerciário

Na próxima segunda-feira, dia 15, os cariocas devem ficar atentos aos mercados e lojas que ficarão fechados, devido ao Dia do Comerciário, para evitar viagens perdidas. Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio, a lei que proíbe estes estabelecimentos de abrir inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, materiais de construção, açougues, óticas, supermercados e hortifrutis.

O sindicato considera a medida uma conquista histórica para a categoria, pois é prevista na convenção coletiva. De acordo com entidade, o comerciário que for chamado para o trabalho, mesmo que seja internamente com a loja fechada, deve denunciar o abuso ao sindicato.

A multa para o estabelecimento que descumprir a regra pode variar de R$ 300 a R$ 527 por funcionário que estiver trabalhando.

Apenas o ramo de alimentação — restaurantes, bares, lanchonetes e similares — funcionarão, mas existem exceções: no caso dos shoppings, as lojas e os quisques estarão fechados. As praças de alimentação e lazer funcionarão normalmente em horário especial, que depende de cada centro de compras.

Os trens, metrô e as barcas vão operar nos horários previstos. Os bancos vão funcionar no horário habitual, das 10h às 16h, e as agências dos Correios também. A Comlurb trabalhará normalmente.

Os hospitais estaduais e municipais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente.

Criado pela Lei 12.790 de 14 de março de 2013, o Dia do Comércio ou o Dia do Comerciário é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro. No Rio, o Dia do Comerciário é comemorado com um feriado estadual para os trabalhadores do comércio, na terceira segunda-feira de outubro.

To Top