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Confira produtos que mais têm preços reduzidos durante a Black Friday

A Black Friday — que será realizada no dia 23 de novembro — se tornou a maior data para o varejo nacional nos últimos anos. De acordo com um levantamento feito pelo site de buscas de preços Zoom, videogames, celulares e tênis são os itens que mais tiveram queda de preços durante a sexta-feira negra, em comparação ao período anterior, nos últimos anos, com até 82% de redução. Mas, muitas vezes, o produto que tem mais desconto proporcional não é o que mais vende:

— Produtos com tíquete mais baixo, que estão encalhados, geralmente baixam mais os preços porque as lojas querem desafogar os estoques. Entretanto, nem sempre são objetos de desejo da maioria dos consumidores — explicou Thiago Flores, CEO do Zoom.

Ainda segundo Flores, em geral, as maiores quedas de preços são para itens com maior margem de lucro para as revendedoras. Este ano, no entanto, itens importados não deverão apresentar valores tão atrativos por causa da alta do dólar.

— Embora a cotação esteja menor hoje do que há um mês, pode ser que a loja tenha comprado o produto durante a alta da moeda americana e repasse o valor para o cliente — explicou.

Em 2017, a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões no e-commerce – alta de 10,3% em relação a 2016. De acordo com o Ebit, site que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais, as categorias de produtos com maior volume de vendas foram: eletrodomésticos (16%); moda e acessórios (12%); celulares (12%); perfumaria e cosméticos / saúde (10%); casa e decoração (9%).

Este ano, de acordo com pesquisa do Mercado Livre encomendada ao Ibope Conecta, o item mais cobiçado para compra na Black Friday será o smartphone. O produto foi mencionado por 31% dos participantes. Eletrodomésticos (11%) e TVs (6%) aparecem logo em seguida no ranking. O levantamento ainda mostrou que 79% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday em 2018. A internet será o meio escolhido para a compra de 51% dos participantes.

Em relação à previsão de compras, 47% pretendem gastar acima de R$ 500, e 42% dos participantes que declararam que vão utilizar o 13º salário para comprar na Black Friday. O alto índice de adesão (70%) está relacionado a um histórico favorável na data: 95% dos que compraram na edição passada declararam ter tido uma experiência positiva, ao encontrarem bons descontos.

Mas, para não ser enganado por “falsos descontos”, ou seja, preços que sobem na véspera para gerar impressão de desconto, é indicado consultar o histórico do valor de venda nos últimos seis meses, no próprio Zoom, para descobrir se é realmente uma boa oportunidade.

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