Brasil

Estudantes de 27 cursos devem realizar o Enade neste domingo (25)

ENADE SISU

Mais de 500 mil alunos que estão concluindo a graduação devem realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no próximo domingo (25). Para fazer a prova, todos os inscritos devem preencher o Questionário do Estudante até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro.

A participação no Enade é requisito para colação de grau. Neste ano, o exame deve ser feito por estudantes de cursos de 27 áreas. No grau de bacharel, serão avaliados os alunos concluintes dos cursos de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia e Turismo.

No grau de tecnólogo, serão avaliados os estudantes de Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.

O cartão de confirmação deve ser acessado pelo sistema Enade, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também no aplicativo Enade para celulares.

Participantes do Bolsa Família começam a receber o benefício nesta segunda (19)

Mais de 14,2 milhões de participantes do Bolsa Família começam a receber o pagamento do programa referente ao mês de novembro. O repasse é realizado de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS), impresso no cartão. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento, no caso, nesta segunda (19). Os NIS com final 2, no segundo dia, e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses.

O que cada beneficiário recebe varia conforme o número de membros da família, a idade de cada um e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) irá repassar mais de R$ 2,6 bilhões, o valor médio do benefício neste mês é de R$ 187,32 por família.

Em novembro, 321,8 mil famílias começaram a receber benefícios pagos pelo programa. Para fazer parte, o responsável deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou um posto de atendimento do Bolsa Família no município. É necessário levar documentos de identificação pessoal, como RG, carteira de motorista e certidão de nascimento de todas as pessoas que vivem na residência.

Atenção!

Com a proximidade do fim do ano, muitos beneficiários do Bolsa Família estão com dúvidas se receberão uma 13ª parcela do benefício. A notícia chegou a ser divulgada por alguns usuários no Facebook e WhatsApp. A informação não passa de um boato e não há previsão desse pagamento.

To Top