Últimas Notícias

Consumidor pode receber em dobro dinheiro que sumiu da conta após erro da Caixa Econômica

Diversos clientes da Caixa tiveram uma surpresa desagradável nesta sexta-feira (18/01) ao acessar suas contas bancárias e ver que o saldo estava zerado ou até negativado. Segundo a instituição, “alguns créditos em conta via TED (um tipo de transferência) foram processados com atraso, e já estão regularizados, sem prejuízo aos clientes”.

Porém, segundo a advogada Livia Coelho, representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o problema pode ser considerado cobrança indevida por parte do banco, o que, conforme o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, dá aos clientes o direito de receber em dobro o valor que tinham em suas contas.

— O consumidor tem que receber esse dinheiro de volta e em dobro, conforme determina o Código. Além disso, deve ser ressarcido por eventuais prejuízos que teve em detrimento da situação. Para isso, é importante guardar o extrato da conta e outros comprovantes, como de boletos e contas que deixou de pagar nesse dia. A melhor forma é tentar resolver a situação extrajudicialmente, entrando em contato com o banco ou, caso não consiga dessa forma, com o Procon ou a Proteste. Se quiser danos morais, aí será necessário entrar na Justiça.

Nas redes sociais, os clientes da Caixa reclamaram do problema.

Carla Regina@carlaregina1

@Caixa recebi meu pagamento ontem, fui pagar boletos na lotérica água luz gas , passei a maior vergonha pq não tinha saldo fui até a agencia disseram que meu dinheiro sumiu e não restava nada pra mim somente esperar… resta a caixa aguardar pra conversar na justiça agora neh!16:39 – 18 de jan de 2019Informações e privacidade no Twitter AdsVeja outros Tweets de Carla Regina

William Candido@William77688141

@Caixa legal é vc pegar suas férias e a caixa usar o dinheiro pars a gente, cadê meu dinheiro ? Como irei viajar ?16:37 – 18 de jan de 2019Informações e privacidade no Twitter AdsVeja outros Tweets de William Candido

A resposta da Caixa para os internautas tem sido que “o erro já está sendo monitorado pela área tecnológica e em breve o serviço será restabelecido”. A recomendação é de que, em caso de urgência, os clientes compareçam à agência de origem.

josenildo@nildo180Respondendo a @Caixa

O q aconteceu que minha conta amanheceu Sem saldo nenhum mesmo tendo dinheiro nela116:26 – 18 de jan de 2019Informações e privacidade no Twitter AdsVeja outros Tweets de josenildo

Raimundo Magalhães@magalport

@Caixa Em plena sexta-feira a grana sumiu da minha conta, preciso pagar boletos, como fica?116:51 – 18 de jan de 2019Informações e privacidade no Twitter AdsVeja outros Tweets de Raimundo Magalhães

To Top