Benefícios

Saiba como descobrir se você pode cair na malha fina no Imposto de Renda

Saiba como descobrir se você pode cair na malha fina no Imposto de Renda. Quem já declarou o Imposto de Renda 2019 pode se antecipar e descobrir se deu tudo certo ou se há algo errado e pode cair na malha fina no site da Receita Federal. A vantagem é poder fazer a retificadora antes do prazo final da entrega e, assim, receber mais cedo a restituição, se esse for o caso.

Este ano, é possível descobrir o resultado do processamento logo no dia seguinte de fazer o envio do IR. Para isso, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal, clicar no banner Imposto de Renda 2019 e, em seguida, em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), no campo Processamento.

Para ter acesso à página, é necessário criar um código de acesso para pessoa física no portal, através do CPF, data de nascimento e caracteres de segurança. Caso já exista um código anterior, será preciso informar, também, os números dos recibos das últimas declarações de IR.

Com o código em mãos — o qual deve ser guardado de forma sigilosa —, o contribuinte deverá voltar ao “Acesse aqui o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, que irá direcioná-lo para o Centro Virtual de Atendimento. O acesso é feito mediante senha pessoal, código e CPF.

Após o login, basta clicar em DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Ali, estarão informados, além da situação do IR, o valor declarado, o imposto pago, o cálculo do imposto devido e o saldo a restituir ou a pagar.

Caso haja alguma pendência, o contribuinte deve fazer uma retificadora no programa do IRPF 2019. Para isso, insira o número do recibo da declaração enviada referente a 2018.

To Top