Benefícios

Como ganhar uma renda extra usando minha rede social?

Como ganhar uma renda extra usando minha rede social? Para muitas pessoas, é comum que o salário acabe antes do mês. Nesses casos, uma solução, além de cortar despesas, pode ser encontrar formas de conseguir uma renda extra, que ajude a complementar o pagamento. E, atualmente, com as redes sociais, ficou mais fácil oferecer produtos e serviços, além de se conectar com possíveis clientes.

É o caso da redatora publicitária Mila Teixeira, de 26 anos, que joga tarô pelo WhatsApp nas horas vagas. Ela aprendeu a ler as cartas com a avó e começou a fazer consultas como um hobby. Há cerca de um mês, começou a cobrar e já recebeu cerca de mil reais.

— Eu não cobrava inicialmente, mas como demandava muito tempo e estudo, comecei a cobrar valores simbólicos. Para sessões de 40 minutos, o preço é de R$ 20. E para consultas mais longas, de 1h30, cobro R$ 40. Como um complemento ao meu salário como redatora publicitária, vale a pena. Já cheguei a pagar uma conta de luz com o dinheiro do tarô — conta.

Fundador da agência de marketing digital FollowMe, Gabriel Gentil explica que na hora de decidir como tentar ganhar dinheiro nas redes, o novo empreendedor deve avaliar quais as oportunidades e demandas dos usuários, e combiná-las com as suas habilidades, para chegar às soluções que ele poderá entregar aos futuros clientes.

— É importante usar a criatividade. Alimentos são produtos interessantes para vender nas redes, pois não têm um investimento tão alto. Já se a pessoa oferecer um serviço, não precisa nem focar na região, pode ter clientes de diversos estados do país — diz Gentil.

Segundo ele, o ideal é pesquisar os concorrentes antes de começar o negócio:

— Não para copiar, mas para pesquisar referências, ver o que funciona. Isso pode ser feito por meio de pesquisas com hashtags (palavras-chave) ou por meio da localização.

ALIMENTAÇÃO

Os produtos alimentícios estão entre os mais vendidos nas redes sociais. Para quem está precisando de um dinheiro extra e cozinha bem, a dica é investir em apenas um tipo de comida, para reduzir os gastos e facilitar a produção. Priorize o Instagram para as postagens, mas não esqueça de divulgar em todas as redes.

DESAPEGO

Para quem está precisando de um dinheiro extra, praticar o desapego também é uma boa solução. Existem diversos grupos no Facebookvoltados para compra e venda de itens usados. Para vender mais rápido, evite colocar preços muito altos. E lembre-se de investir em boas fotos, que mostrem os detalhes do produto.

SERVIÇOS

Tem uma habilidade ou um hobby e quer ganhar dinheiro com isso? As redes sociais são um bom lugar para divulgar serviços e até mesmo fazer atendimentos virtualmente. Algumas opções são trabalhos de design e produção de conteúdo, por exemplo, ou até mesmo dar aulas pelo YouTube.

LOJA VIRTUAL

Atualmente, não é necessário criar um site para ter uma loja virtual. É possível vender produtos por meio de páginas nas redes sociais. No caso de artigos de moda e decoração, o Instagram é o mais indicado, por ter maior apelo visual. Para ter uma loja é preciso fazer um investimento inicial em estoque. Aceitar cartões de crédito é um diferencial e estimula as compras. Bom atendimento é fundamental nas redes. Para divulgação, aposte em promoções.

DEMANDA

Preste atenção às necessidades dos usuários de cada rede e veja o que pode ser feito para atendê-las. Grupos de bairro no Facebook são bons espaços de pesquisa. Se estiver em dúvida de qual produto ou serviço oferecer, uma dica é fazer enquetes nas redes sociais.

Quatro fatores para o sucesso nas redes

Dener Lippert, fundador da agência V4 de Marketing Digital, afirma que o primeiro passo é pensar que a rede social é apenas um canal. Portanto, o ponto de partida é ter clareza sobre o que se quer vender, seja um produto, serviço ou até mesmo conteúdo.

— Se for por esse caminho, da produção de conteúdo a principal forma de ganhar dinheiro é com publicidade — explica Lippert.

Vale lembrar, porém, que para quem deseja ser influenciador digital, youtuber ou blogueiro, o retorno financeiro pode levar tempo.

Segundo Lippert, há quatro fatores que devem sempre estar na mente de quem deseja faturar nas redes sociais: tráfego/audiência; engajamento; conversão; e retenção:

— Não adianta ter um conteúdo muito legal e ninguém ver. É como ter uma loja em um lugar onde ninguém passa. A audiência pode ser encontrada em grupos no Facebook ou até marketplaces, como Mercado Livre e OLX. Em seguida, é preciso fazer com que as pessoas gostem do que eu vou falar, para que se envolvam e comprem. E, por fim, reter essas pessoas, para que continuem comprando.

‘As redes sociais nos aproximam’

Além de oferecer leitura de tarô pelo WhatsApp, eu também me consulto pelo aplicativo, com um menino de São Paulo. Outro dia conheci uma menina de Goiás, que chegou até mim pelo Twitter. As redes sociais me aproximam de pessoas que não conheceria de outras formas.

Mila Teixeira, redatora publicitária, 26 anos

‘LinkedIn oferece oportunidades’

Para quem quer vender um produto ou serviço voltado para empresas, o LinkedIn é uma excelente rede social e possui muitas oportunidades que as pessoas ainda não estão explorando. Redes sociais são complementares, não existe melhor ou pior.

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