Benefícios

Black Friday: Veja os descontos que vão até 80% nos produtos

Black Friday: Veja os descontos que vão até 80% nos produtos. A Black Friday, conhecida mundialmente pelas promoções no comércio, é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e comerciantes. Nesse ano, a edição vai de 29 de novembro até 1º de dezembro na maioria das lojas. Cerca de 8,1 milhões de pessoas em todo o Estado do Rio de Janeiro pretendem aproveitar as ofertas e a média que cada um deve gastar é de R$ 557, movimentando um total de R$ 4,5 bilhões na economia. Os dados são do levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), feito esse mês.

Os descontos oferecidos na promoção podem chegar a 80% em todos os setores que vão participar da Black Friday. Participarão da ação setores de beleza, shoppings, hotelaria, varejo, cursos de idiomas e graduação, restaurantes, lojas de roupas, bancos, operadoras de telefonia e até mesmo construtoras. O DIA organizou um listão com algumas dessas ofertas, que podem ser conferidas na tabela ao lado.

Mas todo cuidado é pouco para a Black Friday não virar uma Black Fraude. Antes de qualquer compra, é sempre bom ter certeza de que a empresa é confiável. Conforme sugere a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), verifique se a loja não faz parte da lista do Procon de sites a serem evitados.

Também é recomendável guardar todos os detalhes das compras, segundo a Proteste e o consultor de varejo Marco Quintarelli. “Não deixe de salvar ou imprimir a página de oferta e a confirmação de compra em caso de problemas futuros”, orienta a associação.

Para aproveitar, a dica do especialista é avaliar os preços: “O consumidor deve ter um histórico do produto, para saber a referência de preço no mercado e saber a diferença”.

Que tal adiantar a lista de presentes de fim de ano? “O consumidor pode se programar para fazer as compras antecipadas e aliviar os custos extras do Natal”, afirma Marco Quintarelli.

https://odia.ig.com.br/economia/2019/11/5829524-black-friday–confira-descontos-que-vao-ate-80.html

To Top