Europe

Premiê britânico Johnson está perto de obter maioria parlamentar em eleição, diz YouGov

Por Andy Bruce e Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está a caminho de ganhar uma maioria de 68 cadeiras no Parlamento nas eleições de 12 de dezembro, de acordo com um modelo de pesquisa YouGov que previu com precisão as eleições de 2017.

Johnson prometeu finalizar o Brexit até 31 de janeiro se vencer a eleição após quase quatro anos de crise política que chocou aliados britânicos para o que antes era considerado um dos pilares da estabilidade econômica e política ocidental.

O Partido Conservador de Johnson pode conquistar 359 das 650 cadeiras, contra 317 nas eleições gerais de 2017, e o melhor resultado para o partido desde a vitória de Margaret Thatcher em 1987, de acordo com o modelo YouGov, chamado de MRP na sigla em inglês.

“Nossa primeira projeção de modelo de MRP para a eleição de 2019 sugere que desta vez os conservadores devem ter maioria”, disse Anthony Wells, diretor de pesquisa política e social da YouGov.

“A mudança para o Partido Conservador é maior nas áreas que votaram para sair (da União Europeia) em 2016.”

O Partido Trabalhista está a caminho de conseguir apenas 211 cadeiras, em comparação com as 262 anteriores, segundo o modelo. A projeção aponta para 43 vagas para o Partido Nacional Escocês (SNP) e 13 para os Liberais Democratas.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAQ246-VIEWIMAGE

To Top