Benefícios

Black Friday: 7 dicas para economizar e não se endividar

Black Friday: 7 dicas para economizar e não se endividar. A Black Friday acontece nesta sexta-feira (29) mas as lojas já estão anunciando a data desde o mês passado. Desse jeito, fica difícil resistir à tentação de não comprar nada. Antes de sair cedendo aos impulsos, confira estas 7 dicas para economizar e não se endividar.

1 Antes de qualquer coisa, você sabe se está podendo comprar?

Antes de sair gastando, é preciso verificar as contas da casa. Faça assim:some todas suas receitas (salário, comissões, receita de aluguel, pensão alimentícia). Veja quanto deu.desse total, diminua uma por uma suas despesas (contas de água, luz, aluguel, gastos com saúde, casa, educação).Se o resultado dessa conta for negativo, é sinal que você está gastando muito e não vai querer se comprometer ainda mais na Black Friday, certo? O conselho é não comprometer mais do que 30% de tudo o que ganha no mês com dívidas.

2 Pode comprar? Então faça uma lista do que realmente precisa

Decida o que realmente precisa. Para isso, separe os produtos:
aqueles que você precisa de verdadeaqueles que você deseja mas não precisae aqueles que você gostaria de presentear
Se precisa de um celular novo, então foque nele. Não vá entrar em sites procurando celular e sair comprando tudo o que vê pela frente. Comprar o que não precisa com dinheiro que não tem não é economia.

3 Defina o valor que quer e pode gastar na data

Em vez de ficar se enganando e dizer que não vai gastar nada e depois dar uma de doido — ou doida — e sair comprando tudo que vê pela frente, deixando pra decidir como vai fazer para pagar depois, é melhor fazer assim:

Depois de fazer as contas e ver quanto pode dispor de dinheiro, defina um valor que pode gastar, concentre-se naquele limite e não saia dele.

4 Antecipe as compras de Natal

Aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de presentes de Natal pode ser uma boa ideia, desde que faça uma lista, defina limites de quanto vai gastar com cada um e que esses gastos estejam dentro do orçamento. Se não tiver dinheiro pra presentear todo mundo, priorize as crianças.

5 Pesquise os preços

Há empresas que realmente reduzem os preços, mas outras praticam a “maquiagem”, elevando o preço antes e abaixando depois, na prática conhecida como Black Fraude.

Também é possível encontrar o mesmo produto a preços diferentes, então pesquise bastante para encontrar a alternativa mais barata.

6 Confira se a loja é confiável

Nessa época de promoção surgem muitas lojas de fachada, que parecem confiáveis, mas não são. Especialistas em segurança digital afirmam que‘Black Friday é o Natal dos golpistas’.

Para não cair nesses golpes, uma boa dica é checar se as lojas recebem reclamações no site do Procon ou do Reclame Aqui.

7 Pechinche!

Se vai pagar à vista, peça desconto, mesmo que o preço já esteja em promoção! Fonte R7

To Top