Benefícios

Dicas da melhor forma de gastar o seu 13º salário

Dicas da melhor forma de gastar o seu 13º salário. A primeira parcela do 13º salário — valor extra pago a trabalhadores formais referente ao período trabalhado no ano, mesmo dia que acontece a Black Friday, megaliquidação mundial. Embora a tentação de comprar produtos com desconto seja grande, especialistas alertam que há outras prioridades para o uso desse dinheiro. Fonte Jornal Extra

Para quem tem dívidas, por exemplo, renegociar e quitar valores em aberto é a primeira providência a tomar, porque os altos juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito fazem as despesas se multiplicarem. No entanto, se o 13º não é suficiente para pagar todas as contas atrasadas, é preciso definir estratégias:

— Faça um escalonamento e comece a pagar as dívidas menores. Feito isso, renegocie as demais e só aceite parcelas que caibam em seu orçamento — recomendou o professor do curso a distância de Ciências Econômicas da Unicesumar, Sidnei Silvério da Silva.

Se a conta está no azul, é melhor se prevenir e guardar dinheiro para as despesas futuras, como as típicas de início de ano: IPTU, IPVA, matrícula escolar, material didático e uniforme. Para isso, o professor recomenda ter uma reserva de emergência:

— Como o rendimento da poupança está baixíssimo, recomendo guardar o dinheiro no Tesouro Direto Selic, em contas digitais que garantem rendimento de 100% do CDI ou em outro investimento com liquidez diária.

Porém, se mesmo assim o trabalhador desejar usar o dinheiro para presentear amigos e familiares no Natal, o especialista em educação financeira da Creditas, Otavio Machado, sugere escolher opções mais baratas:

— Se você tiver algum dom ou talento, também vale fazer algo mais caseiro, e se tiver alguém que deseja muito presentear com algo mais caro, aproveite os descontos, como as promoções da Black Friday. Mas fique de olho no histórico de preços dos produtos para ter certeza de que o desconto é real.

O educador financeiro também ressalta a importância de juntar dinheiro para imprevistos.

— Tudo bem pegar parte do 13º salário para comprar presentes para os familiares, mas é importante guardar uma parte e cultivar esse hábito — aconselhou.

To Top