Agência Brasil

Instituto Central do HC obtém novo Selo Hospital Amigo do Idoso

Instituto Central do HC obtém novo Selo Hospital Amigo do Idoso

DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

No mês em que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) comemora 75 anos de existência, o Instituto Central (IC) recebe, da Secretaria de Estado da Saúde, o Selo Hospital Amigo do Idoso – Nível Intermediário.

A entrega do certificado foi feita pela coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso, Claudia Fló, em cerimônia realizada no dia 19 de novembro. “A conquista do certificado é o reconhecimento do trabalho multiprofissional que vem incorporando maior qualidade e eficiência ao atendimento dos pacientes com 60 anos de idade ou mais”, salienta a diretora-executiva do ICHC, Lucila Pedroso.

Entre as ações implementadas estão a ampliação do horário de visitas na enfermaria do Serviço de Geriatria, orientação multidisciplinar ao acompanhante e cuidadores de idosos, promoção de oficinas de sensibilização e implantação do Espaço Ecológico.

Equipe multidisciplinar

Outra iniciativa fortalecida na unidade foi o atendimento via interconsulta nas enfermarias. A equipe multidisciplinar em geriatria presta os cuidados necessários aos pacientes idosos internados, mediante solicitação das unidades. O grupo também promove a capacitação de profissionais.

“Estamos fazendo o bem para todos. Para quem envelheceu, para quem já está envelhecendo e para quem vai envelhecer”, ressalta Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria, responsável pelo projeto.

“Queremos incentivar os hospitais a ficarem cada vez mais atentos às necessidades dos idosos, sempre objetivando a manutenção da autonomia e independência. O Estado, com este selo, estimula os serviços de saúde a estarem preparados para atender a este público, com planejamento e a adoção de rotinas específicas”, explica o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Segundo o presidente do Conselho Diretor (Condir) do ICHC, Aluisio Segurado, o certificado coroa o trabalho voltado a um melhor acolhimento dos idosos no ambiente hospitalar. “Queremos assumir o compromisso institucional de trabalhar diariamente em busca da certificação de nível máximo do Selo Hospital Amigo do Idoso. A missão do HCFMUSP é garantir a excelência em todas as ações de que participa”, afirma.

Também participaram da cerimônia o vice-diretor de Corpo Clínico, Marcelo Rocha, a coordenadora do Centro de Planejamento e Gestão, Danielle Pedroni, e a articuladora de Humanização, Katia Cilene, que representou o Comitê Gestor Selo Amigo do Idoso, além de integrantes do programa GeroSaude.

O post Instituto Central do HC obtém novo Selo Hospital Amigo do Idoso apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top