Europe

Soja avança em dia de ajustes de posições; operadores seguem de olho na China

Por Tom Polansek

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros de milho e soja avançaram em Chicago nesta sexta-feira, com operadores ajustando posições antes das festas de final de ano.

Ainda assim, a persistente incerteza em relação às perspectivas de demanda criadas pelo acordo comercial entre Estados Unidos e China continuou a pairar sobre o mercado.

Os preços dos grãos subiram depois que EUA e China anunciaram na semana passada o acordo comercial de “fase um”, que inclui um compromisso chinês de ampliar importações de produtos agrícolas norte-americanos.

No entanto, operadores se mostram céticos quanto à possibilidade de a China atingir a meta de 40 bilhões a 50 bilhões de dólares em aquisições nos próximos dois anos, ante 24 bilhões de dólares vistos antes da disputa comercial.

“A China continua comprando, mas não temos as assinaturas”, disse Karl Setzer, analista de riscos em commodities da AgriVisor. “No fundo da mente, todo mundo está pensando: ‘Isso realmente vai dar certo?’.”

O contrato mais ativo da soja fechou em alta de 3,75 centavos de dólar, a 9,2825 dólares por bushel, enquanto o milho avançou 1,25 centavo, para 3,8775 dólares/bushel. O trigo, por sua vez, recuou 3 centavos, a 5,4225 dólares o bushel.

O volume de negócios foi baixo. “É o mercado de festas”, disse Setzer.

(Reportagem de Tom Polansek em Chicago, com reportagem adicional de Gus Trompiz em Paris e Naveen Thukral em Cingapura)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBJ1RI-BASEIMAGE

To Top