Asia

EXCLUSIVO-Moradores de Hong Kong apoiam manifestações; minoria quer independência da China

Por James Pomfret e Clare Jim

HONG KONG (Reuters) – O movimento de protesto de Hong Kong é apoiado por 59% dos moradores da cidade, de acordo com pesquisa realizada para a Reuters pelo Instituto de Pesquisa de Opinião Pública de Hong Kong, com mais de um terço dos entrevistados afirmando ter participado de uma manifestação contra o governo.

Os apoiadores dos protestos superaram os contrários em uma proporção de quase dois para um –30% disseram ser contra os atos. Dos entrevistados, 57% declararam ser a favor da destituição de Carrie Lam, líder da cidade.

Lam foi um alvo específico das manifestações antigovernamentais que dominaram Hong Kong durante a maior parte de 2019, depois que ela tentou aprovar um projeto de extradição profundamente impopular.

No entanto, apenas 17% expressaram apoio pela busca da independência da China e 20% se opuseram ao “caminho atual de um país, dois sistemas” –o acordo sob o qual Hong Kong é governada por Pequim.

Muitos manifestantes dizem que Pequim tem usado sua autoridade sob o sistema para minar gradualmente certas liberdades –como um judiciário independente e a liberdade de expressão– que devem ser garantidas pelo menos até 2047, segundo o acordo.

Os resultados da pesquisa, envolvendo 1.021 pessoas e realizada de 17 a 20 de dezembro, também mostraram uma grande pluralidade de entrevistados que culparam principalmente o governo de Hong Kong pela crise, a pior agitação civil que atingiu a cidade em décadas, em vez do governo central em Pequim.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFBU0QD-BASEIMAGE

To Top