Benefícios

Água suja: 20 dúvidas sobre a crise do Rio de Janeiro

agua 1

Duas semanas após o início da crise de abastecimento da Cedae, moradores da cidade do Rio e da Baixada Fluminense seguem convivendo com a insegurança em relação à qualidade da água fornecida pela estatal. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A reportagem do EXTRA ouviu moradores de diferentes localidades da Região Metropolitana e listou as principais dúvidas deles. Cinco pesquisadores responderam às 20 perguntas: o químico Rafael Almada, presidente do Conselho Regional de Química do estado do Rio de Janeiro; o professor Marco Miguel, do Instituto de Microbiologia da UFRJ; a professora Sandra Azevedo, da UFRJ, especialistas em cianobactérias e efeitos de poluição da água na saúde; o professor Gandhi Giordano, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Engenharia da Uerj, e o infectologista Edimilson Migowski, diretor de relações externas da UFRJ.

Nesta sexta-feira deve chegar ao Rio a primeira das três carretas que transportam partes de um equipamento que vai pulverizar carvão ativado nos reservatórios da Cedae, para neutralizar a geosmina, substância produzidas por algas, que, segundo a companhia, é a responsável pelo gosto e cor de terra na água. A previsão da Cedae é que o equipamento seja instalado na próxima semana. Depois da aplicação do produto, a estimativa é que a água esteja sem gosto e cheiro dentro de 24 horas.

1 – O purificador de água é suficiente para deixar a água consumível?

Sidney Lemos, de 65 anos, consultor de seguros, morador de Copacabana

— Os purificadores de água funcionam, mas cada um tem suas limitações. É preciso seguir as recomendações do fabricante e trocar os elementos filtrantes no período correto. O filtro de barro também funciona, mas exige manutenção específica e muitas vezes o consumidor não sabe fazer. A vela deve ser trocada e não limpa. Também há preocupação com o corpo do filtro, onde a água fica depositada, porque pode formar um limo e, eventualmente, formar algas e fungos (que podem produzir toxinas) — explica o professor Marco Miguel.

2 – Eu vou colocar um piercing e estou com medo de infeccionar se lavar com água. É possível?

Maria Fernandes Villares, de 20 anos, universitária, moradora da Tijuca

— Não há problema. É melhor lavar do que deixar de lavar. Pode tomar banho normalmente e limpar a área do piercing com água e sabão — explica a professora Sandra Azevedo.

3 – O carvão ativado é o suficiente para filtrar a água? O que o filtro de carvão ativado faz?

Sérgio Souza, de 53 anos, representante de vendas, morador da Ilha do Governador

— O filtro de carvão ativado faz o tratamento químico. E é quimicamente que ele filtra também compostos orgânicos dissolvidos na água, como a geosmina — detalha Rafael Almada

4 – Ferver a água é o suficiente?

Sebastião Lúcio Barra, de 63 anos, corretor, morador de Ipanema

Sim. Especialistas ouvidos pelo EXTRA alertam que, enquanto não for descartada a presença de outras substâncias além da geosmina, a água turva e com cheiro deve ser filtrada e fervida para beber, cozinhar, lavar o rosto e escovar os dentes.

5 – O que é a geosmina?

Rhuana Souza, de 28 anos, técnica de informática, moradora de Maria da Graça

— É uma molécula, um organoclorado volátil. Por isso, o cheiro se torna facilmente percebido quando em concentração elevada. É produzida por actinobactérias do solo ou cianobactérias aquáticas; considerada pouco tóxica, não traz risco. Mas pode alterar o cheiro e o gosto da água — explica a professora Sandra Azevedo.

6 – Por que a água está escura?

Fabrício Gonçalves, de 20 anos, vendedor ambulante, morador de Duque de Caxias

Segundo a professora Sandra Azevedo, a geosmina não é capaz de deixar a água turva. A especialista afirma que a molécula é transparente, incolor, e nada tem a ver com casos de adoecimento dos quais a população se queixa. Para ela, apenas sujeiras são capazes de deixar a água turva e, nessas condições, ela não deveria ser distribuída.

7 – Pode usar essa água para cozinhar?

Ana Beatriz Viter, DE 23 anos, professora de inglês, moradora de Guadalupe

O professor Gandhi Giordano recomenda que use água tratada em casa para lavar alimentos, cozinhar e escovar os dentes. Para os locais que a água não está turva, não há problema de lavar louça, roupa ou tomar banho direto com o líquido que sai das torneiras.

8 – A geosmina só altera o cheiro e o gosto. O que muda a coloração da água?

Rafael Ceia, de 27 anos, economista, morador de Santa Teresa

Para a professora Sandra Azevedo, é a sujeira que deixa a água escura, e a turbidez deve ser investigada. Para o professor Marco Miguel, a água laranja ou vermelha (coloração acentuada) é inadequada, e é importante saber qual substância ou material está provocando a característica, como, por exemplo, solo ou ferro de encanamentos.

9 – A água pode estar contaminada?

Selma Schneider, de 58 anos, aposentada, mora na Tijuca

— Contaminar é fugir do parâmetro de potabilidade. Algumas contaminações são prejudiciais à saúde, outras que podem não ser. Então essa é uma questão muito difícil. A água pode estar contaminada biologicamente, com bactérias, por exemplo, ou pode ser contaminada por produtos químicos, como agrotóxicos. É um termo muito genérico. O que a gente exige é que a Cedae dê transparência e analise todos os 70 parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde para garantir a qualidade da água — explica a professora Sandra Azevedo.

10 – Quando a situação vai se normalizar?

Ronaldo Vieira, de 52 anos, jornaleiro, do Centro

— Ninguém pode prever quando o problema irá acabar porque as algas estão nos reservatórios e continuam se reproduzindo. Isso está acontecendo por causa de alguns fatores, como calor e despejo de esgoto — disse o professor Gandhi Giordano.

11 – Pode tomar banho com essa água?

Francisco Junior, de 27 anos, técnico em enfermagem, morador de Realengo

Infectologistas afirmam que não há problema tomar banho com a água turva e com cheiro, mas é necessário evitar que ela chegue ao rosto. Porém, ferimentos na pele impedem a utilização durante o banho. Segundo o professor Gandhi, quem não notou alterações no aspecto da água pode manter seu uso normal.

12 – O que pode ter ocasionado isso?

Alex de Castro, de 23 anos, estudante de direito,morador de Campo Grande

Segundo a Cedae, foram feitas análises em atendimento às exigências do Ministério da Saúde, conforme as normas legais, colocando a água dentro do padrão de potabilidade. Especialistas desconhecem laboratórios públicos oficiais para detectar geosmina no estado e destacam que, como há floração de cianobactérias, é preciso saber se estão fazendo contagem e análise de cianotoxinas. Ou seja, para pesquisadores, mais testes precisariam ser feitos pela estatal.

13 – Qual é a qualidade da água que recebemos e qual tratamento que a Cedae faz no reservatório do Guandu?

Joel Ribeiro, de 59 anos, auxiliar de serviços gerais, morador de Realengo

— O Rio Guandu atual é artificial (o pequeno curso d’água original foi aumentado com a transposição do poluído Paraíba do Sul). Nele chegam rios extremamente poluídos, mortos, sem oxigênio na água, como o Ipiranga e o Queimados. Eles drenam a Baixada Fluminense e recebem todo tipo de esgoto, industrial e doméstico. São puro esgoto. Lançam toda essa sujeira no Guandu, também antes da captação da água para tratamento. Essa água precisa ser extremamente tratada para se tornar potável — explica a professora Sandra Azevedo.

14 – Isso pode ser uma sabotagem com fins políticos?

Márcio Lacerda, de 59 anos, bancário, de Jacarepaguá

Policiais civis estiveram ontem na Estação de Tratamento de Água do Guandu. A Polícia Civil informou que as diligência fazem parte de uma investigação “para apurar eventual responsabilidade penal de funcionários da Cedae ou de terceiros que possam ter contribuído, por ação ou omissão, nas alterações das condições de consumo da água verificada nos últimos dias”.

15 – A informação que a Cedae tem passado é confiável?

Magno Roberto Coentro, de 61 anos, aposentado, de Madureira

— Até que se prove o contrário, sim. Quem deve garantir que os dados da Cedae são confiáveis ou não são os órgãos de vigilância — afirma a professora Sandra.

16 – Esse problema pode chegar em Niterói?

Angélica de Oliveira, de 46 anos, relações públicas, de Itaipu

Em Niterói, a água também é fornecida pela Cedae, mas a captação é feita pelo Sistema Inumana-Laranjal, dos rios Macacu e Guapiaçu, cujas nascentes ficam na Região Serrana.

17 – O filtro da torneira é o suficiente, embora a água esteja com gosto de barro?

Kamila Moraes, de 32 anos, massoterapeuta, do Centro

Geralmente, os filtros de torneira usam o processo de filtragem com areia. Segundo o químico Rafael Almada, o filtro de areia é responsável pelo processo físico de separação, que retém apenas partículas sólidas. O filtro de carvão ativado é mais indicado por filtrar partículas como a geosmina.

18 – Passei mal com a água de casa. Devo dar água mineral para minha cachorra também?

Flávia do Nascimento, de 29 anos, assistente financeira, moradora de Vila Isabel

Segundo Sandra Azevedo, animais estão expostos a doenças de veiculação hídrica assim como os humanos. Se a água estiver turva, não deve ser bebida por nenhum ser vivo.

19 – Só pode beber água mineral?

Weverton da Silva, de 28, vendedor de água mineral, do Centro

— O ideal é que você sempre beba a água fervida e filtrada. Não é obrigatório que só se beba água mineral — explica Edimilson Migowski.

20 – Posso escovar os dentes com essa água da Cedae?

Júlia Mendes, de 53 anos, professora de português, moradora do Catete

De acordo com o professor Gandhi Giordano, é recomendado que se use água tratada na hora de escovar os dentes. Fonte Extra Online

To Top