Africa

Açúcar branco toca máxima de 2 anos na ICE; café robusta recua

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar branco negociados na ICE atingiram máxima de dois anos nesta segunda-feira, em sessão de volumes tímidos devido a feriado nos Estados Unidos, impulsionados pelas compras por fundos em meio a sinais de redução da oferta.

Os mercados norte-americanos –nos quais são negociados açúcar bruto e café arábica– permaneceram fechados por causa do feriado do Dia de Martin Luther King Jr. no país.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar branco fechou em alta de 2,70 dólares, ou 0,7%, a 401,50 dólares por tonelada, após atingir a marca de 404 dólares, mais alto nível desde novembro de 2017.

* Na sexta-feira, o açúcar bruto encerrou a sessão em alta de 0,1%, após ter alcançado também uma máxima de dois anos, de 14,58 centavos de dólar, na quinta-feira.

* Com um acréscimo de 57.210 contratos, especuladores passaram a manter posição comprada líquida de 35.987 contratos em açúcar bruto na semana até 14 de janeiro, mostraram dados da CFTC.

* Segundo operadores, o número ficou no patamar inferior das expectativas, o que significa que especuladores possuem grande capacidade para comprar mais.

* “Esperamos um teste do (nível de) 15 centavos no curto prazo. O mercado está atraindo fundos comprados, já que a previsão indica um déficit neste ano, ‘exigindo’ um rali para tirar açúcar do mercado de etanol”, disse a Sucden Financial.

* As perspectivas para o déficit de açúcar em 2019/20 têm sido revisadas para cima em meio à produção reduzida em importantes regiões, como Índia e Tailândia, embora seja possível que preços mais altos eventualmente façam com que a Índia exporte seus amplos estoques e usinas do Brasil elevem a produção do adoçante.

CAFÉ

* O contrato março do café robusta fechou em queda de 14 dólares, ou 1,1%, a 1.305 dólares por tonelada, tendo atingido o menor nível desde o início de novembro.

* Na sexta-feira, o café arábica para março recuou 1,2%, após tocar mínima de dois meses de 1,1135 dólar.

* Especuladores reduziram as posições compradas líquidas em arábica em 4.199 contratos, para 16.708 contratos.

* O arábica tem recuado desde a máxima de mais de dois anos registrada em dezembro, com os estoques certificados pela ICE aumentando neste ano após um longo declínio em 2019.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0J1OC-BASEIMAGE

To Top