Asia

China emite certificação para variedades locais de soja e milho transgênicos

PEQUIM (Reuters) – O Ministério da Agricultura da China emitiu nesta terça-feira certificados de biossegurança para variedades geneticamente modificadas de milho e soja desenvolvidas domesticamente, em medida que aproxima o maior mercado do mundo da comercialização de grãos transgênicos.

Os certificados, com validade de 2 de dezembro de 2019 a 2 de dezembro de 2024, foram concedidos a uma variedade de milho desenvolvida pelo Beijing Dabeinong Technology Group e a um derivado de milho produzido pela Hangzhou Ruifeng Biotech e pela Universidade de Zhejiang, de acordo com nota publicada no site do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país.

Um tipo de soja transgênica desenvolvido pela Universidade de Xangai Jiaotong também recebeu o certificado de biossegurança, acrescentou o comunicado.

O ministério já havia anunciado no final do mês passado que planejava emitir os certificados.

A concessão das autorizações é um dos últimos passos necessários antes que os produtos transgênicos possam ser vendidos a agricultores para o plantio.

Em 2009, a China chegou a emitir certificados de biossegurança a uma variedade de milho geneticamente modificada e a dois tipos de arroz, mas nunca permitiu que os produtos chegassem ao mercado, em parte por causa da grande oposição pública à tecnologia.

Agora, porém, o governo chinês já afirmou que quer permitir comercialização de milho e soja transgênicos em 2020. O país permite há muito tempo a importação de produtos geneticamente modificados para uso na alimentação de animais.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0K1RC-BASEIMAGE

To Top