Órgão alerta sobre atraso na análise no INSS
Benefícios

Órgão alerta sobre atraso na análise no INSS

auxílio reclusão inss

Órgão alerta sobre atraso na análise no INSS. A CGU (Controladoria-Geral da União) faz alertas sobre a fila do INSS há cerca de um ano e meio. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Auditoria do órgão recomendou, em maio de 2018, adoção de medidas para melhorar a análise de pedidos de aposentadoria após a digitalização. “A CGU evidenciou falhas no planejamento e na implementação do projeto”, diz o documento.

O INSS Digital tinha o objetivo de evitar que a redução no número de servidores gerasse atraso ainda maior, mas a fila avançou nos últimos anos. A digitalização começou a ser implementada a partir de 2017.

INSS mostra como prorrogar o Auxilio Doença

Em junho de 2018, a CGU apontou piora nos índices de atendimentos em alguns casos. “A maioria das agências que implantaram o projeto até agosto de 2017 tiveram uma piora no indicador [de idade do acervo de processos] maior do que a piora que aconteceu em todas as Agências de Previdência Social do INSS, considerando o comparativo do período de setembro a dezembro de 2016 com o de 2017.”

Despesa extra ao cobrar benefício do INSS

O INSS reconheceu que a fila cresceu, especialmente em 2018, por queda da produtividade na análise dos pedidos. Em 2018, o estoque só começou a cair no segundo semestre após medidas, como bônus a servidores.

O órgão disse que a última auditoria evidenciou “a existência de iniciativas avançadas” com a força-tarefa para reduzir a fila. (Folha)

Benéficos mais fáceis no INSS: Como fazer o pedido?

To Top