Agro

Preços do petróleo sobem na esteira da recuperação do mercado acionário

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo avançaram nesta terça-feira após cinco dias de quedas, recebendo suporte da recuperação dos índices acionários de Wall Street e de sinais de que a Opep e aliados podem prorrogar cortes de produção em meio a temores de que o coronavírus pressione a demanda pela commodity.

Os mercados de ações dos Estados Unidos avançaram com apoio especialmente dos papéis de tecnologia e financeiros, recuperando-se da maior liquidação em cerca de cinco meses, que ocorreu por preocupações relacionadas ao surto de coronavírus e seus possíveis impactos sobre o crescimento global.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,19 dólar, ou 0,3%, a 59,51 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA teve ganho de 0,34 dólar, ou 0,6%, a 53,48 dólares o barril.

“O mercado dá sinais de consolidação: há um equilíbrio entre agentes que acreditam em maior baixa e adotam posições vendidas, com aqueles que acreditam que a reação recente (ao coronavírus) foi exagerada, e que as cotações devem se recuperar”, disse em nota Fábio Rezende, analista de Inteligência de mercado da INTL FCStone.

Segundo ele, ainda é impossível avaliar a extensão dos impactos do surto da doença na China e se os preços atuais já os refletem, considerando que há pontos tanto baixistas (como o grande impacto potencial em caso de maior avanço) quanto altistas (como a resposta rápida do governo ao surto).

(Reportagem adicional de Jessica Resnick-Ault em Nova York, Katya Golubkova e Shadia Nasralla em Londres, Aaron Sheldrick em Tóquio e Gabriel Araujo em São Paulo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0R1ZY-BASEIMAGE

To Top