Internacional

Em Portugal, papa Francisco recebe vítimas de abuso e diz que Igreja precisa de purificação

LISBOA (Reuters) – O papa Francisco disse nesta quarta-feira que a Igreja Católica precisa de uma “purificação humilde e constante” para lidar com os “gritos angustiados” das vítimas de abuso sexual clerical, que ele conheceu em particular no primeiro dia de sua visita a Portugal.

Francisco falou em Lisboa no início de uma visita de cinco dias ao país, na qual ele espera energizar os jovens católicos durante a Jornada Mundial da Juventude, o maior festival católico do mundo.

Seis meses atrás, um relatório de uma comissão portuguesa disse que pelo menos 4.815 menores foram abusados sexualmente pelo clero — principalmente por padres — ao longo de sete décadas.

A crise “nos chama a uma purificação humilde e constante, partindo do grito angustiado das vítimas, que devem ser sempre acolhidas e ouvidas”, disse o papa em discurso a bispos, padres e freiras em um mosteiro.

Francisco falou sobre o “crescente distanciamento da prática da fé” de hoje, dizendo que foi acentuado pela decepção e raiva generalizadas com a crise global de abuso e outros escândalos.

Francisco se reuniu em particular com 13 vítimas de abuso na embaixada do Vaticano em Lisboa na noite de quarta-feira, com a Santa Sé dizendo em um comunicado que a reunião ocorreu em uma “atmosfera de escuta intensa” e durou mais de uma hora.

O Vaticano acrescentou que as vítimas foram acompanhadas por alguns representantes de instituições da Igreja portuguesa responsáveis pela proteção de menores.

A Conferência Episcopal Portuguesa disse em comunicado que o encontro foi “do caminho da reconciliação que a Igreja portuguesa em Portugal tem vindo a seguir nesta área, colocando as vítimas em primeiro lugar, colaborando na sua reparação e recuperação, para que lhes seja possível olhar para o futuro com esperança e liberdade renovada”.

O papa desembarcou em Lisboa diante de um mar de jovens católicos de todo o mundo que chegaram à cidade para o festival da Jornada Mundial da Juventude, realizado a cada dois ou três anos em uma cidade diferente. É o quarto evento do tipo que Francisco presidirá desde que se tornou papa em 2013.

(Reportagem de Philip Pullella, Catarina Demony e Patrícia Vicente Rua)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ710WM-BASEIMAGE

To Top