Benefícios

Para comprar um carro, Trabalhador poderá usar seu FGTS?

Para comprar um carro, Trabalhador poderá usar seu FGTS? Fundo de garantia tem regras bem rígidas para saques como aposentadoria, doença e demissão sem justa causa; novas modalidades podem ser a saída. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Resposta: Não. Sacar o FGTS para financiar a compra de um carro não está entre as possibilidades de saque do fundo.

Novas Modalidades para efetuar o saque do benefício FGTS: Veja

Essas são as hipóteses de saque do FGTS:
Na demissão, feita pelo empregador, sem justa causa;Ter permanecido por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, o trabalhador poderá sacar o dinheiro da conta nas seguintes situações:- Na rescisão por acordo (a partir de 11/11/2017 – Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista);No término do contrato por prazo determinado;Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho – inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;Na aposentadoria;No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural previsto no Decreto n. 5.113/2004, que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;Na suspensão do trabalho avulso;No falecimento do trabalhador;Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna – câncer;Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;Quando a conta permanecer sem depósito por três anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive;Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional; Na aquisição de órtese e/ou prótese não relacionadas ao ato cirúrgico e constantes na Tabela de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção – OPM, do Sistema Único de Saúde – SUS, para promoção de acessibilidade e inclusão social.

Novas modalidades de saques podem ajudar

Porém, há duas novas possibilidades de saque do FGTS que talvez a ajude:

O saque imediato, que permite sacar até R$ 500 de cada conta ativa e inativa que tenha no fundo (se tiver 8 contas, por exemplo, poderá sacar até R$ 4.000) delas.

E o saque aniversário, que permite fazer uma retirada anual na data do aniversário. Esse saque, porém, só estará disponível em 2020.

Fonte: R7

Veja como consultar o saldo do seu FGTS para saque na Caixa

To Top