Benefícios

Carro com ar-condicionado ligado consome mais combustível?

novo padrão de gasolina

Carro com ar-condicionado ligado consome mais combustível? Cada vez mais modernos, os sistemas de ar-condicionado dos automóveis novos geram consumo de combustível quase imperceptível. Embora a maioria dos motoristas já esteja consciente disso, alguns ainda são influenciados por mitos e, por isso, temem gastos excessivos devido ao uso do aparelho. Mas não é preciso ter receio: com alguns cuidados básicos, é possível garantir a climatização da cabine sem impactos no bolso, afirma o especialista técnico da Firjan Senai Pablo Villaça. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O ar-condicionado automotivo funciona graças a um compressor movimentado pelo motor do carro. Devido a essa atividade extra, o motor acaba necessitando de mais energia, ainda que seja uma quantidade irrisória. O que pode provocar diferença no gasto de combustível é o hábito de ligar e desligar o aparelho continuamente, com a intenção de poupar. Nesse caso, o tiro sai pela culatra.

É possível economizar energia elétrica sem o horário de verão?(Abre numa nova aba do navegador)

— Isso pode até aumentar o consumo. Quando o sistema para, há perda de rendimento, o que significa que o trabalho recomeça do zero quando o ar-condicionado é religado. Até o ambiente ficar climatizado de novo, o motorista gasta mais combustível — explica Pablo Villaça: — Hoje, os compressores são variáveis, ou seja, operam sempre no menor fluxo possível. Por isso, é mais econômico manter o ar-condicionado funcionando do que ficar ligando e desligando toda hora.

Na estrada, por exemplo, onde o carro pode atingir uma velocidade mais alta, é mais vantajoso financeiramente para o motorista andar com o ar-condicionado ligado — e os vidros fechados, claro — do que com as janelas abertas. Segundo o especialista técnico da Firjan Senai, isso se deve ao arrasto aerodinâmico. Sem o isolamento da cabine, o ar que entra nela oferece resistência ao movimento do veículo, o que aumenta o consumo de combustível.

Outro cuidado importante para garantir a economia no uso do ar-condicionado é fazer a manutenção periódica dos filtros do sistema. Se não estiverem em bom estado, esses componentes não apresentam desempenho adequado e, indiretamente, contribuem para a elevação do gasto de energia pelo motor.

Energia solar “bomba” no Brasil e atrai de gigantes chinesas a startups(Abre numa nova aba do navegador)

— Manter o filtro de ar higienizado é pelo bem do meu bolso e da saúde de todos — diz a jornalista e roteirista Izaura Barbosa, de 52 anos, integrante do time de “caçadores de ofertas” do “Qual oferta“, plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.

Izaura Barbosa se preocupa em manter os filtros do ar-condicionado do carro higienizados
Izaura Barbosa se preocupa em manter os filtros do ar-condicionado do carro higienizados Foto: Marcelo Régua / Agência O Globo

De acordo com Pablo Villaça, motoristas que querem economizar devem dar preferência a comprar carros com ar-condicionado de fábrica. Instalar o equipamento depois pode até sair mais barato em um primeiro momento, mas há risco de as peças utilizadas não serem de boa qualidade. Além disso, pode haver necessidade de fazer adaptações no veículo, que não apenas incham o orçamento como também prejudicam o funcionamento do automóvel.

Aposentado do INSS ainda pode entrar em lotes de atrasados de 2020(Abre numa nova aba do navegador)

To Top