Asia

Infecções por coronavírus em cidade chinesa de Wuhan voltam a crescer

PEQUIM (Reuters) – A China registrou nesta quinta-feira um aumento de novos casos confirmados de coronavírus, revertendo três dias seguidos de queda, devido a um aumento nas novas infecções em Wuhan, a cidade no centro do surto.

A China continental registrou 139 novos casos desde quarta-feira, informou a Comissão Nacional de Saúde, elevando o número total para 80.409. As autoridades notificaram 119 novos casos no dia anterior e 125 na véspera.

O aumento foi causado por mais casos em Wuhan, capital da província de Hubei, onde se acredita que o vírus tenha surgido em um mercado no final do ano passado.

As novas infecções de Wuhan aumentaram de 114 para 131 em comparação com o dia anterior.

Após o que alguns críticos disseram ter sido uma resposta inicialmente hesitante ao novo vírus, a China impôs restrições abrangentes para tentar detê-lo, incluindo suspensões de transporte, bloqueios de cidades e a ampliação de um feriado do Ano Novo Lunar em todo o país.

Autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) disseram que outros países têm muito a aprender com a maneira como a China lidou com o surto, e o vice-ministro das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu, disse que muitos países pediram ajuda e a China estava respondendo.

O número de novos casos confirmados em Hubei, excluindo Wuhan, permaneceu em um dígito por sete dias consecutivos, com três novas infecções registradas na quarta-feira.

No resto da China continental, fora de Hubei, houve apenas cinco novos casos confirmados, informou a comissão de saúde.

O número de mortos pelo surto na China continental atingiu 3.012 no final de quarta-feira, uma alta de 31 em relação ao dia anterior. Hubei foi responsável por todas as novas mortes. Em Wuhan, 23 pessoas morreram.

Com a tendência de queda em novos casos nos dias anteriores, as autoridades chinesas voltaram sua atenção para impedir que o vírus fosse trazido de volta de novos países afetados pelo coronavírus no exterior.

(Reportagem de Ryan Woo, Yilei Sun, Yew Lun Tian, Gao Liangping e Brenda Goh)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG240SI-BASEIMAGE

To Top