Europe

Russa Yandex quer ter frota global de táxis autônomos

Por Gleb Stolyarov e Nadezhda Tsydenova

MOSCOU (Reuters) – A gigante da tecnologia russa Yandex quer lançar uma frota mundial de “robotaxis” equipados com seu software de veículos autônomos e acha que isso é possível dentro de alguns anos, disse o chefe da área na empresa, Dmitry Polishchuk, à Reuters.

A Yandex, que fornece uma variedade de serviços online, incluindo corridas e entrega de alimentos, começou a testar sua tecnologia de veículos autônomos em 2017 e continua a fazê-lo em Moscou e Israel, com uma licença para começar a testar nos Estados Unidos a partir de junho de 2020.

A empresa está desenvolvendo uma tecnologia que possa operar ao lado de empresas de mobilidade urbana, como Lyft e Uber, e fornecer serviços de táxis autônomos em todo o mundo.

“Nós da Yandex acreditamos que esse é um negócio potencialmente grande”, disse Polishchuk, enfatizando que a Yandex não criará carros sem motorista, mas um sistema que pode ser instalado em um carro.

Até agora, a Yandex gastou 2,2 bilhões de rublos (29,5 milhões de dólares) no desenvolvimento da tecnologia. Isso é muito menos do que os bilhões de dólares investidos por alguns concorrentes, que incluem a empresa-mãe do Google, Alphabet, e a Apple, além de várias empresas do setor automotivo.

Ainda não é legal cobrar por corridas em veículos autônomos, mas alguns Estados dos EUA permitem que os carros operem sem um motorista de segurança ao volante. Em Israel e em algumas cidades russas, os carros autônomos são legais desde que um motorista esteja sentado atrás do volante e controle o processo.

A frota de carros autônomos da empresa, de 110 veículos de diferentes montadoras, já percorreu 3,8 milhões de quilômetros, afirma a Yandex.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2B230-BASEIMAGE

To Top