Últimas Notícias

Tesouro fará leilões extraordinários de títulos públicos em meio a tensão com coronavírus

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Tesouro Nacional fará, em coordenação com o Banco Central, uma série de leilões extraordinários de compra e venda de títulos públicos até a próxima quarta-feira (18). A medida tem como objetivo fornecer suporte aos investidores em meio aos temores gerados pela pandemia de coronavírus.
Os leilões serão realizados nos dias 12, 13, 16, 17 e 18 de março de 2020 e as condições das ofertas serão divulgadas no dia dos leilões.
Segundo o Tesouro, a medida está sendo tomada “em razão das condições vigentes no mercado financeiro”. “O objetivo da atuação é fornecer suporte ao mercado de títulos públicos, garantindo bom funcionamento desse e de outros mercados correlatos”, afirmou em nota.
O Tesouro também informou o cancelamento do leilão de LFTs (Letras Financeiras do Tesouro Nacional) anteriormente programado para esta quinta-feira (12), que será reagendado oportunamente.
O entendimento é que, dada as condições do mercado, o melhor era cancelar esse leilão enquanto se fazem os outros leilões de venda e compra. Com isso, o governo tenta conter o nervosismo principalmente no mercado de juros.
“O Tesouro Nacional seguirá acompanhando a evolução das condições de mercado”, afirma nota divulgada.
A tensão com o coronavírus tem dominado as mesas de operações. Nesta quinta-feira (12), pouco tempo depois de a Bolsa brasileira abrir, o mecanismo de circuit breaker, que ajuda a deter perdas maiores dos investidores, foi acionado duas vezes.
O mecanismo é usado quando a Bolsa cai 10% e os negócios são interrompidos por 30 minutos. E depois de quedas de 15%, é suspenso por uma hora. Nesta quinta-feira (12), o índice caía 15,43% pela manhã.
Este já é o quarto circuit breaker da semana, reflexo da piora da percepção dos danos que serão causados pelo coronavírus sobre a economia global.

To Top