Coronavírus: alimentos ajudam a melhorar imunidade; veja lista
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Coronavírus: alimentos ajudam a melhorar imunidade; veja lista

“Será que é verdade?”, questiona José de Oliveira Júnior, de 85 anos. O morador santista desconfia que o coronavírus seja realmente tão perigoso. “Eu ainda tenho minhas dúvidas”, disse ele. No entanto, o aposentado reforçou sua alimentação e comprou um bocado de laranjas na feira da Delfim Moreira, no Embaré, neste sábado (14). É que alguns alimentos reforçam a imunidade. “Já comia antes e vou continuar me alimentando bem, assim o organismo fica resistente. Se realmente for verdade, pelo menos estarei mais protegido”, diz. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Apesar de também titubear se o vírus realmente é “tudo isso”, José Carlos, de 75 anos, reforçou a quantidade de laranjas e limão que vai levar para casa. 
Já a aposentada Maria Palmira, de 69 anos, tem atitude contrária: não só está preocupada, como levou todos os alimentos que ela considerava serem mais fortes para manter o organismo em dia. “Limão, banana… Laranja tenho bastante em casa, já comprei nesta semana”, diz. vacina contra coronavírus é testada em seres humanos nos EUA(Abre numa nova aba do navegador)

A enfermeira aposentada Elenice Andrade, de 58 anos, disse que a população ainda sabe muito pouco. “As pessoas têm que se prevenir, sim. É uma doença muito perigosa principalmente para os idosos”, diz ela. 

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Como se proteger?

Afinal, como manter ou aumentar a imunidade para ajudar na prevenção de sintomas mais acentuados do coronavírus? A nutricionista e professora do Senac, Andrea Asorey faz um alerta: é preciso respirar fundo, porque o medo leva ao estresse, que, por sua vez, leva à baixa da imunidade. “Quando temos casos de epidemia ou pandemia, como o coronavírus, as pessoas se preocupam muito com a imunidade. Infelizmente, nada na nutrição é imediata. A construção é aos poucos, mas é fundamental manter uma alimentação saudável”, afirma.  Verdades e mitos sobre o novo coronavírus em 2020(Abre numa nova aba do navegador)

Em um primeiro momento, o ideal é manter o intestino fortalecido. “Quando temos um intestino saudável construímos um muro forte contra doenças. Por isso, o consumo de alimentos probióticos e prebióticos é importante”. 

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Os fermentados––, como kombucha, kefir, legumes fermentados, iogurtes de boa qualidade, leite fermentado –– são probióticos e devem fazer parte de um consumo frequente. Entre os prebióticos, que têm fibras solúveis, estão a aveia, banana, legumes e verduras em geral.  como funciona o Pente Fino do INSS?(Abre numa nova aba do navegador

Alimentos com selênio são fundamentais: castanha do Brasil é o que tem mais esse mineral. “Consumir duas a três por dia”. Também o zinco tem que estar na dieta. 
Outros elementos importantes são os fitoquímicos, que tem antifúngicos e antibacterianos. “Tomar 25 gotinhas de própolis por dia é ideal. Tem ainda o mel e o pólen”. 

Andrea inclui ainda na lista as especiarias, com destaque para a cúrcuma ou açafrão-da-terra, que é anti-inflamatório. 

As ervas secas também. “As pessoas gostam do sabor do orégano e ele é ótimo”. O gengibre também é eficaz. Ele ajuda até quando estamos doentes.

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ALIMENTOS PARA AJUDAR A SE PROTEGER

Limão 
Laranja
Tangerina
Kiwi
Goiaba
Acerola 
Verduras verde escuras
Ricos em enxofre 
Brássicas: brócolis, couve flor, couve, agrião, rúcula, repolho 
Cebola
Alho (deve ser consumido cru)
Ricos em zinco
Gema de ovo
Semente de abóbora
Semente de melancia 
Feijão 
Amêndoas
Ricos em Selênio 
Castanha-do-Brasil 
Semente de girassol
Fonte de fibras solúveis 
Aveia (betaglucana)
Alho-poró
Cebola 
Banana
Chia
Linhaça 
Leguminosas 
Probióticos
Kefir
Kombucha
Iogurtes com probioticos
Leite fermentado com probióticos
Vegetais fermentados 
Especiarias, ervas e outros alimentos com ações antimicrobianas
Cúrcuma
Canela
Cominho
Orégano (especialmente seu óleo) 
Chá verde
Gengibre 
Propolis 
Mel e pólen 
Cogumeloss

Fonte www.atribuna.com.br

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