Africa

Preços do açúcar bruto na ICE têm recuperação; café também avança

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE avançaram nesta segunda-feira, recuperando parte do terreno perdido na recente sequência de quedas, enquanto o café também marcou ganhos.

AÇÚCAR

* O contrato maio do açúcar bruto fechou em alta de 0,13 centavo de dólar, ou 1,2%, a 11,04 centavos de dólar por libra-peso. O primeiro vencimento havia recuado para uma mínima de um ano e meio (10,44 centavos) na semana passada.

* Operadores disseram que a pressão das vendas por fundos diminuiu, com a posições compradas agora liquidadas, e que o mercado pode se consolidar no curto prazo.

* O espaço para uma recuperação, porém, parece limitado, com preocupações de que o enfraquecimento no mercado de etanol faça com que usinas brasileiras destinem mais cana à produção de açúcar.

* “O principal foco do mercado tem sido a certeza virtual de que a utilização de combustível no Brasil deve cair substancialmente”, disse Robin Shaw, analista da corretora Marex Spectron.

* Os preços do etanol no Brasil caíram 14% na semana passada, segundo o indicador Cepea/Esalq.

* A recente queda nos preços do açúcar podem, no entanto, reduzir a quantidade do adoçante exportada pela Índia.

* O açúcar branco para maio recuou 3,80 dólares, ou 1,1%, para 340,60 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato maio do café arábica fechou em alta de 1,2125 dólar por libra-peso, depois de avançar a uma máxima de dois meses e meio (1,2490 dólar) no início da sessão.

* Operadores disseram que o mercado foi apoiado por preocupações com a cadeia de oferta, relacionadas à disseminação do coronavírus.

* Um trader norte-americano afirmou que torrefadoras estão tentando garantir ofertas por meio da antecipação de entregas.

* Até 20 de março, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) verificou embarques levemente superiores aos de igual período do mês passado.

* Um sindicato que representa cerca de 5.000 trabalhadores de docas no Porto de Santos, o maior do mundo em termos de embarques de café, cancelou uma votação sobre a possibilidade da realizar uma greve.

* O café robusta para maio terminou a sessão estável, cotado a 1.244 dólares por tonelada.

(Reportagem de Nigel Hunt, em Londres, e Marcelo Teixeira, em Nova York)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2M258-BASEIMAGE

To Top