Últimas Notícias

Rio vai usar dados de celulares para identificar aglomerações e deslocamentos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A prefeitura do Rio e a Tim fecharam parceria para usar dados de telefones celulares para rastrear movimentações e aglomerações em áreas afetadas pela pandemia de coronavírus. A ideia é traçar mapas de calor com base na concentração de usuários em determinados locais.
Em nota, a Tim explicou que enviará informações em tempo real sobre o perfil do deslocamento de pessoas, com base nos dados de suas antenas de celular, para que órgãos públicos avaliem a mobilidade antes e depois da pandemia e entendam se as medidas de reclusão estão sendo respeitadas.
Segundo a empresa, as informações coletadas são anônimas e respeitam critérios de confidencialidade e segurança. Sistema semelhante foi adotado durante a Olimpíada de 2016, com o objetivo de ajudar na adoção de medidas de segurança e gestão do sistema de transportes.
“Durante as olimpíadas, o mapa de deslocamento ajudou muito a prefeitura a traçar planos de mobilidade dos jogos”, disse, em nota, o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman. “Saber onde há concentração de usuários vai nos ajudar a orientar a população.”
A Tim disse que está buscando soluções para cruzar os focos epidemiológicos do coronavírus e pontos de alta concentração de pessoas. Segundo a empresa, o projeto pode ser replicado em outros estados ou municípios.
“São informações massivas acessíveis a todas as operadoras que preservam o anonimato dos clientes, mas que se tornam valiosas num momento em que entender o movimento da população significa prever a movimentação do Covid-10”. diz o vice-presidente de Tecnologia da Tim Brasil, Leonardo Capdeville.

To Top