Economia

Mnuchin espera que acordo sobre pacote de US$2 tri contra coronavírus no Senado dos EUA esteja “muito próximo”

Por Richard Cowan e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos e o líder democrata no Senado expressaram confiança na segunda-feira de que um acordo será alcançado em breve sobre um pacote de estímulo econômico de longo alcance contra o coronavírus que havia sido paralisado no Senado enquanto os parlamentares o discutiam.

Os negociadores fizeram grandes progressos na medida bipartidária de 2 trilhões de dólares na segunda-feira, mas sem atingir um acordo final, como esperavam, disseram o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, a repórteres.

“Ainda existem algumas questões em aberto”, disse Mnuchin, pouco antes da meia-noite. “Acho que temos muita esperança de que isso possa ser encerrado amanhã”.

Schumer disse acreditar que o Senado pode votar ainda nesta terça-feira, acrescentando: “É uma enorme conta de 2 trilhões de dólares com muitas partes móveis diferentes.”

Eles não deram detalhes sobre os obstáculos remanescentes, mas os democratas disseram que o plano de estímulo originalmente proposto pelos republicanos continha muito pouco dinheiro para Estados e hospitais, e não havia restrições suficientes em um fundo para ajudar grandes empresas.

Duas tentativas de avançar uma medida republicana no Senado falharam nos últimos dois dias, apesar da maioria do partido.

Na segunda tentativa, na segunda-feira, a votação de 49 a 46 ficou aquém dos 60 votos necessários para a medida avançar, pois apenas um democrata votou com os republicanos.

O Congresso já aprovou dois pacotes de legislação para atenuar o impacto econômico da pandemia, que matou mais de 550 pessoas nos Estados Unidos e adoeceu mais de 43.800, expulsou milhões de pessoas do trabalho e levou os governadores a ordenar que quase um terço da população do país fique em casa.

Os ânimos se desgastaram quando os republicanos acusaram os democratas de obstrução durante uma emergência nacional, mesmo com as conversas continuando por dias.

O presidente republicano Donald Trump desabafou no Twitter no momento em que Mnuchin e Schumer falavam, acusando a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, de tirar “férias prolongadas” e então fazer exigências com as quais Trump nunca concordaria.

“Os democratas querem que o vírus vença?” Trump disse em post no Twitter. “Eles estão pedindo coisas que não têm nada a ver com nossos grandes trabalhadores ou empresas”.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2N1OC-BASEIMAGE

To Top