Bancos

Bancos reduzem horários de atendimentos no Brasil

Bancos reduzem atendimento a partir desta terça contra coronavírus

Bancos reduzem horários de atendimentos no Brasil. A partir desta terça (24) algumas agências bancárias começam a fechar temporariamente em todo o país. Cada banco irá definir quais serão as agências que ficarão fechadas. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Nesta segunda (23), gerentes de algumas agências já informavam aos clientes sobre o fechamento temporário de unidades.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), atividade bancária é considerada serviço essencial e por isso não pode ser interrompida.

INSS: Aposentadoria sem aumento real(Abre numa nova aba do navegador)

Para isso, “algumas alterações no funcionamento das agências estão sendo implementadas pelos bancos individualmente após a análise das características e realidade de cada posto de atendimento”.

Como se proteger de fraudes bancárias

Cumprindo orientação do Banco Central, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. “Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais”, afirma a nota.

Limites de saques e transferências é ampliado pela Caixa(Abre numa nova aba do navegador)

É importante que o cliente confira, por meio da central telefônica do seu banco, qual unidade estará aberta, antes de sair de casa.

Os bancos estavam sendo pressionados por sindicatos da categoria para reduzir o atendimento nas agências, com objetivo de evitar maior exposição dos funcionários à contaminação do novo coronavírus.

Nesta segunda (23), o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a Fenaban, braço sindical da Febraban, para tratar de medidas a serem tomadas dianta da pandemia do novo coronavírus.

“Temos a responsabilidade de não colocar trabalhadores e clientes em risco neste momento. Para isso, é preciso atender somente a população em caso de emergência, com agendamento, para não lotar as agências”, afirmou Ivone Silva, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

“Na próxima quarta 25, tem o pagamento dos aposentados, dia que tradicionalmente é um dos mais movimentados nas agências. A omissão do governo em meio à pandemia acarreta em muitos prejuízos para a saúde da população e controle do avanço dos casos, entre eles agências bancárias lotadas durante toda a semana”, diz Silva.

“As pessoas ainda não se conscientizaram que o momento é de se isolar, de ficar em casa. Assim, cobramos que o atendimento bancário seja limitado apenas aos serviços extremamente necessários, com contigenciamento de pessoas nas unidades. Além disso, também reivindicamos o fim da cobrança de metas e das demissões enquanto perdurar essa crise”, afirma.

Entre as atividades bancárias consideradas essenciais estão: compensação bancária, redes de cartões de débito e crédito, autoatendimento e outros serviços não presenciais.

O Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região, que abrange ainda os municípios de Suzano, Poá, Biritiba Mirim e Salesópolis, na Grande SP, afimrouque algumas agências da regi vão fechar para prevenir o avanço do novo coronavírus.

Segundo o presidente do sindicato, Clayton Teixeira Pereira, a orientação é contingenciar o atendimento para conter as aglomerações. Para isso, a recomendação é que os clientes façam uso de aplicativos para ter acesso aos serviços bancários.

“Vamos interromper temporariamente o atendimento nos bancos que possuem mais de uma agência. Nas unidades que ficarem abertas o acesso será controlado. Poderão entrar dois clientes por vez”, diz.

De acordo com o Sindicato de Mogi, as medidas foram tomadas após várias cobranças feitas à Fenaban. Depois de muita pressão, os bancos permitiram o trabalho home office.

Também ficou estipulado que a Fenaban deverá reforçar a cobrança pela higiene e limpeza em todos os locais de trabalho, conforme orientação do Ministério da Saúde, e fazer orientações aos funcionários, principalmente os que estão no grupo de risco.

Veja o atendimento em bancos durante o Coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)

Como acessar a conta fora da agência

De acordo com a Febraban, o cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de celular do seu banco e pelo Internet Banking , com segurança, para fazer:

  • Pagamento de contas
  • Consulta de saldos e extratos
  • Transferências financeiras
  • Agendamento de pagamentos
  • Contratação de serviços e empréstimos, entre outros

Agências abertas

Para saber qual agência estará funcionando, entre em contato com a central de atendimento do seu banco.

Confira o telefone de alguns bancos

  • Banco do Brasil: 0800-7290722
  • Santander: 0800-7627777
  • Caixa Econômica Federal: 0800-7260101
  • Banco Bradesco: 3003-0237
  • Itaú Unibanco: 0800-7280728
  • Banco Safra: 0800 772 5755

“Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus Covid-19”, afirma a Febraban em nota.

A Febraban esclarece ainda que criou uma cartilha com informações sobre o uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível por meio do link: http://bit.ly/2xD2T4g.

To Top