Saiba se é possível recuperar conversas perdidas após o WhatsApp ser 'clonado'?
Benefícios

Saiba se é possível recuperar conversas perdidas após o WhatsApp ser ‘clonado’?

WhatsApp para para os celulares em fevereiro: lista

Saiba se é possível recuperar conversas perdidas após o WhatsApp ser ‘clonado’? Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às quintas-feiras. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Configuração de backup do WhatsApp permite recuperar conversas em um novo aparelho. — Foto: Reprodução
Configuração de backup do WhatsApp permite recuperar conversas em um novo aparelho. — Foto: Reprodução

Configuração de backup do WhatsApp permite recuperar conversas em um novo aparelho. — Foto: Reprodução

WhatsApp ‘clonado’ e conversas perdidas

Tive meu WhatsApp clonado e foi uma noite de martírio. A partir de agora estou seguindo os procedimentos de segurança.

Tem uma coisa que me incomoda muito: todas as conversas e arquivos sumiram. Existe alguma forma que eu possa recuperar tudo isso? – Antônio Fernando

Quando você reativa o WhatsApp no mesmo celular, todas as conversas devem voltar a aparecer. Nenhum texto ou imagem deve ser perdido.

Se você usa Android, é possível que as imagens antigas ainda estejam localizadas em uma pasta chamada “WhatsApp” no armazenamento do seu telefone. Você pode ter acesso a essa pasta ligando o seu celular por USB em um computador. Os arquivos estarão desorganizados, mas ainda devem estar lá.

Se você usa iPhone, o WhatsApp usa um armazenamento privativo e não existe um método fácil de acessá-lo.

Existem programas que tentam vasculhar seu smartphone para reconstruir o seu histórico de mensagens, mas o blog não pode recomendar essas ferramentas. Em geral, você precisa pagar para adquirir o software e eles não são muito baratos (cerca de US$ 50, que na cotação atual seria mais de R$ 250). Também não é possível garantir que a ferramenta vá funcionar.

Veja como atualizar o modo escuro do WhatsApp para Android e IOS(Abre numa nova aba do navegador)

Você pode procurar uma assistência técnica da sua confiança e questionar se eles possuem ferramentas para a recuperação de dados de celular. Mas lembre-se dos riscos de entregar um aparelho pessoal para terceiros.

Como sempre, é mais fácil prevenir do que remediar. Se você deseja guardar uma mensagem ou imagem recebida pelo WhatsApp, você tem 3 recursos para isso:

  1. Para salvar áudios e vídeos recebidos pelo WhatsApp, é possível utilizar o recurso “Compartilhar” para mandar os arquivos a si mesmo por e-mail. Você também pode usar o WhatsApp Web para baixar usando o computador (há inclusive um botão específico para o download quando você clica em um áudio).
  2. Você pode salvar uma conversa inteira do WhatsApp com a função “Exportar conversa”. Esse botão pode ser encontrado no menu três pontos do contato, no item “mais” e então “Exportar conversa”.
  3. O backup do WhatsApp pode ser realizado diretamente em um serviço de armazenamento on-line, como o Google Drive ou iCloud. Essa opção permite recuperar todas as conversas do WhatsApp após o smartphone ser restaurado aos padrões fábricas ou depois da troca do aparelho. No entanto, ela não dá acesso fácil a conversas específicas. Se você não conseguir recuperar esse backup, todos os arquivos estarão perdidos. O backup está localizado em Configurações (menu três pontos) > Conversas > Backup de conversas.
Função 'Exportar conversa' do WhatsApp pode ser usada para arquivar conversas específicas. — Foto: Reprodução

Função ‘Exportar conversa’ do WhatsApp pode ser usada para arquivar conversas específicas. — Foto: Reprodução

Veja as mentiras sobre o Coronavírus em 2020(Abre numa nova aba do navegador)

Embora o backup do WhatsApp (opção 3) seja bastante conveniente para restaurar todas as conversas de uma só vez, guardar conversas ou mídia individualmente mantém você no controle dos seus dados.

O WhatsApp não funciona como o Facebook Messenger ou Skype, em que as conversas ficam guardadas em um servidor ao qual você se conecta para usar o serviço.

Ele guarda as mensagens no seu próprio smartphone. Se você não se precaver para guardar informações importantes, só os seus contatos podem ter uma cópia da conversa.

De maneira geral, compartilhar fotos e áudios importantes pelo WhatsApp é uma péssima ideia. Como aplicativo foi pensado para o uso em celulares, ele aplica uma compressão de dados que sacrifica a qualidade de fotos, áudios e vídeos, mas acelera a transmissão do conteúdo nas redes de telefonia móvel.

Na tela pequena e no alto-falante do celular, você não vai perceber. Mas é muito fácil enxergar as diferenças nas imagens e vídeos transmitidos pelo WhatsApp em uma tela maior.

Se você deseja compartilhar arquivos importantes, prefira outras ferramentas. Você pode utilizar e-mail para arquivos menores e serviços de armazenamento em nuvem com função de compartilhamento (como Google Drive, OneDrive ou Dropbox). Esses serviços não alteram seus arquivos, garantindo a maior qualidade possível.

Conta Google desativada

Minha conta do Google foi desativada por violação de termos. É possível informar exatamente quais termos de serviço foram violados? Não tenho conhecimento desse ato, ou seja, foi violado sem querer prejudicar. Preciso muito dessa conta. – Tainara

Antes de entrar em pânico, é importante ter certeza de que a mensagem em questão é verdadeira. A ameaça de que sua conta será desativada é uma das mais comuns em golpes na internet.

Se for verdadeira, não há muito o que fazer. Infelizmente, essa é uma situação normal quando contas Google são encerradas por violação de termos de uso.

E isso não acontece só com o Google: a maioria dos serviços digitais não especifica como a suposta violação ocorreu nem qual violação foi detectada.

Também não é incomum que contas sejam encerradas sem o envio de qualquer advertência anterior.

Embora seja possível “contestar” a decisão em algumas circunstâncias, a falta de informação sobre o motivo do encerramento inviabiliza qualquer justificativa ou explicação que poderia comprovar que não houve violação intencional dos termos.

Coronavírus: Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre a doença(Abre numa nova aba do navegador)

Uma das razões para essa postura das empresas que prestam serviços na internet é a necessidade de não revelar detalhes sobre como seus sistemas de segurança detectam comportamentos indevidos para bloquear contas automaticamente.

Se criminosos utilizarem contas de serviços on-line de forma indevida e essas contas forem bloqueadas, as plataformas não querem que esses criminosos saibam como isso aconteceu. Se eles souberem como tudo funciona, os criminosos podem adaptar suas técnicas para desviar dos sistemas de segurança na próxima vez.

Não havendo nenhum meio específico para obter mais informações a respeito desse processo, sua única saída é procurar seus direitos como consumidora na Justiça.

To Top