Economia

FGC quer dobrar garantia de depósitos a prazo com garantia especial para R$40 mi

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) – O Fundo Garantidor de Créditos planeja dobrar o valor que garante a investidores de depósitos a prazo com garantia especial (DPGE), num esforço para aumentar a liquidez dos bancos.

Os bancos decidirão sobre o aumento da garantia de 20 milhões de reais para 40 milhões por investidor e banco emissor em assembleia geral extraordinária em 3 de abril. A reunião será online por meio do aplicativo de vídeo Zoom.

Na semana passada, o Banco Central permitiu que cada banco emitisse até 2 bilhões de reais em depósitos especiais, os chamados DPGE, limitado também a um valor equivalente ao patrimônio líquido das instituições financeiras, numa tentativa de amenizar os efeitos da epidemia de coronavírus.

O Banco Central estima que a medida permitirá aos bancos conceder até 200 bilhões de reais em novos empréstimos a consumidores e empresas.

Os chamados DPGE foram amplamente utilizados por bancos pequenos e médios na crise financeira de 2008, quando a liquidez para instituições menores secou.

De segunda-feira da semana passada, quando o Banco Central anunciou o novo DPGE, até a véspera as emissões desse título totalizavam cerca de 480 milhões de reais, superando o total de emissões neste ano.

Ainda assim, o valor é considerado pequeno até agora, já que o apetite dos investidores permanece fraco em meio à turbulência causada pela pandemia, disse uma fonte próxima ao fundo.

O FGC também estava considerando isentar os bancos das contribuições para o fundo de resolução bancária até janeiro de 2021, mas decidiram remover esse tópico da reunião de sexta-feira.

O fundo encerrou outubro de 2019 com quase 80 bilhões de reais em ativos, recursos vindos principalmente de contribuições de bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander Brasil, entre outros.

Procurado pela reportagem, o FGC disse que não comentará a pauta da assembleia.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG304SB-BASEIMAGE

To Top