Africa

Ministros de energia do G20 terão videoconferência na sexta-feira, mostra documento

Por Stephen Kalin

RIAD (Reuters) – A Arábia Saudita irá realizar uma reunião extraordinária por meio de videoconferência na sexta-feira com ministros de Energia do grupo G20, que reúne as principais economias globais, com o objetivo de “garantir a estabilidade do mercado”, segundo um documento interno visto pela Reuters.

A reunião está agendada para as entre 9h e 11h20 (horário de Brasília) na sexta-feira, um dia depois de um encontro virtual na quinta-feira entre a Opep, a Rússia e outros produtores, que discutirão cortes de produção.

Os preços do petróleo caíram fortemente devido ao impacto do coronavírus e o colapso no mês passado de um pacto anterior para restrição da oferta liderado por Arábia Saudita e Rússia.

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu na semana passada que sauditas e russos cortem produção para apoiar os preços, à medida que a pandemia reduz a demanda e aumenta os estoques.

“Nós esperamos uma discussão produtiva, à medida que ampliamos nossos esforços durante esses tempos desafiadores”, afirma o documento interno para a reunião de ministros do G20.

Os produtores devem concordar com cortes de produção na quinta-feira, mas apenas se os EUA se juntarem aos esforços, disseram três fontes da Opep+ à Reuters na segunda-feira.

Empresas dos EUA não podem combinar cortes de produção devido a leis antitruste.

O presidente Trump disse na segunda-feira que a Opep não tem feito pressão sobre ele para pedir um corte de produção dos EUA, acrescentando que a produção norte-americana de petróleo já recuou

To Top