Economia

BC tem mais medidas para injetar liquidez na economia se necessário, diz Campos Neto

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta quarta-feira que a liquidez que já foi injetada na economia por meio das medidas do governo para combater efeitos econômicos do coronavírus é suficiente, mas que a autoridade monetária tem mais iniciativas na manga caso seja necessário.

“Estamos sempre olhando para ver o que precisa fazer”, afirmou, durante evento virtual promovido pelo banco Credit Suisse.

Sobre o programa de financiamento da folha de pagamento de pequenas e médias empresas, Campos Neto disse que a opção por compartilhar riscos com o setor financeiro –responsável por uma parcela do financiamento– se deu porque o governo não sabe recuperar crédito e essa foi uma forma de criar um incentivo para que os bancos tivessem interesse na tarefa.

Segundo o presidente do BC, inicialmente o governo pensou em um programa maior, mas entendeu que os 40 bilhões de reais efetivamente destinados ao plano eram adequados. Destes, 34 bilhões de reais serão aportados pelo Tesouro e 6 bilhões de reais, pelos bancos.

(Por Marcela Ayres)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG371I4-BASEIMAGE

To Top